Secretaria Municipal de Saúde promove evento em alusão ao Dia do Idoso

Publicado em: 03/10/2019

Em alusão ao Dia Nacional do Idoso, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta sexta-feira (04/10), uma comemoração com o grupo da terceira idade da Atenção Básica, das 8h às 12h, no Parque Luiz Gonzaga da Silva Leme (Jardim Público). Na Legislação brasileira, é considerada idosa a pessoa que tenha 60 anos ou mais idade.

Na ocasião, haverá recepção do público, Lian Gong (exercício terapêutico da medicina chinesa), atividades lúdicas, avaliação antropométrica (avaliação física e nutricional do paciente), zumba, roda de conversa, relaxamento, café da manhã e encerramento. A Secretaria Municipal de Saúde convida a população a participar.

O Brasil envelhece de forma rápida e intensa. Segundo o IBGE, a população idosa brasileira é composta por 29.374 milhões de pessoas, totalizando 14,3% da população total do país.

A expectativa de vida em 2016, para ambos os sexos, aumentou para 75,72 anos, sendo 79,31 anos para a mulher e 72,18 para o homem. Esse crescimento representa uma importante conquista social e resulta da melhoria das condições de vida, com ampliação do acesso a serviços médicos preventivos e curativos, avanço da tecnologia médica, ampliação da cobertura de saneamento básico, aumento da escolaridade e da renda, entre outros determinantes.