Unidade de Saúde Santa Luzia aborda a importância da vacina em escola municipal

Publicado em: 07/10/2019

Na última sexta-feira (04/10), a Unidade Básica de Saúde Santa Luzia, esteve na Escola Municipal Coronel Ladislau Leme para abordar a importância da vacina com os alunos. A atividade é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação.

De forma lúdica, a equipe da unidade juntamente com o Zé Gotinha, explicaram para as crianças o que é a vacina e para que serve, além de esclarecer o que cada doença como o sarampo, catapora, paralisia infantil, meningite e HPV faz no corpo.

É importante esta conscientização com as crianças, porque este trabalho da vacina costumamos fazer com os adultos. Quando a gente faz com as crianças a multiplicação é bem maior”, falou Ana Olímpia, Professora e Coordenadora da Escola Municipal Coronel Leme.

A enfermeira da unidade Santa Luzia, Deise Pacheco Firmino, disse que muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população “Os pais não podem deixar de buscar as vacinas disponíveis nas unidades de saúde com sala de vacina”, finalizou.

Para ampliar e fortalecer a vacinação, o Ministério da Saúde inicia a partir desta segunda-feira, (07/10), em todas as unidades de saúde com sala de vacina, a campanha de vacinação contra o sarampo, com foco em dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e imunizará crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D de vacinação no dia 19 de outubro. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 e novembro, será direcionado para adultos na faixa etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.