Prefeitura realiza reunião com entidades religiosas para fortalecer o atendimento às  pessoas em situação de rua

Publicado em: 08/10/2019

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), realizou um café da manhã com entidades religiosas do município na última sexta-feira (04/10), na sede da SEMADS. O encontro teve como principal objetivo fortalecer a rede informal que atende as pessoas em situação de rua, além de buscar o apoio para as ações conjuntas de abordagem social.

Na ocasião, a fim de promover a reflexão a respeito da ação, as entidades presentes conheceram o trabalho de monitoramento que é realizado na cidade e tomaram conhecimento de quem são as pessoas que estão em situação de rua. Além disso, viram qual é a forma de acesso aos serviços para que possam trabalhar em conjunto ao Poder Público em prol dessas pessoas.

Segundo a Secretária de Ação e Desenvolvimento Social Margarete da Silva Gonçalves Alvarenga, a maior preocupação da equipe são os dependentes químicos, pois são pessoas que precisam de tratamento em saúde mental e serviços hospitalares, por isso, após a identificação médica, os usuários de álcool e droga são encaminhados para internação. Quando o paciente não aceita este auxilio, a equipe solicita apoio Judiciário, do Ministério Público e dos familiares para uma possível internação compulsória.

“Recentemente a Secretaria de Saúde firmou parcerias com comunidades terapêuticas para viabilizar o tratamento para as internações voluntárias, para as pessoas que nos pedem ajuda. Nesses casos, em uma ação conjunta, a SEMADS e a Secretaria de Saúde viabilizam o encaminhamento dessas pessoas à comunidade terapêutica”, disse a Secretária de Ação e Desenvolvimento Social Margarete Alvarenga.

Estiveram presentes no café da manhã a Secretária de Ação e Desenvolvimento Social Margarete da Silva Gonçalves Alvarenga, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade Francine Pereira, o Chefe de Divisão de Desenvolvimento Social Alexandre Martins da Silva e os Vereadores Ditinho Bueno e Rita Leme.

O trabalho de abordagem social, realizado em Bragança Paulista há oito meses, é uma das prioridades da atual Administração. O Prefeito Jesus Chedid e do Vice-prefeito Amauri Sodré empenham-se nos cuidados em prol das pessoas em situação de rua e da cidade como um todo. Por isso, por meio dos serviços sociais do município, desenvolvem políticas socais básicas destinadas ao resgate da cidadania e da melhoria da qualidade de vida do cidadão.

As entidades interessaram em firmar parceria nas ações conjuntas de abordagem social, devem entrar em contato com o Albergue Municipal (Rua Vicente Sabela, 800, Jardim Recreio), ou com o Centro POP (Av. Dr. José Adriano Marrey Júnior, 967, Vila Aparecida), ou com a SEMADS (Praça Hafiz Abi Chedid, 115,Jardim América). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4033-1302.