Agenda Cultural: Confira a programação de eventos em outubro

Publicado em: 11/10/2019

Durante o mês de outubro a Prefeitura promove uma série de atividades culturais na cidade.

Visando oferecer mais atividades culturais e educativas a população, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa a agenda cultural de outubro.

No dia 12/10, das 9h às 16h, acontece no Posto de Monta, a 8ª Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador, evento que reúne criadores e apreciadores da raça que possui como característica o porte médio e o temperamento ativo e dócil e entre outras atrações. No mesmo dia, das 10h às 17h, a Prefeitura promove mais uma edição do evento em alusão ao Dia das Crianças. A comemoração acontece na Praça do Matadouro e contará com diversas atividades para a criançada, desde atividades esportivas a campanhas preventivas e educativas.

Durante o domingo (13/10), os munícipes poderão participar da 19ª passarinhada, atividade promovida pelo Coletivo Socioambiental, com apoio da Administração, que acontece no Lago do Orfeu, no final da Av. Europa. Dando continuidade com os eventos em homenagem as crianças, o Museu Municipal Oswaldo Russomano, localizado na Rua Cel. João Leme, 520 – Centro, recebe, das 13h às 16h, a oficina Batück, atração que ensina a confeccionar um instrumento de percussão.

A Casa de Cultura recebe, no dia 19/10, às 19h, a peça teatral “Francesca”. O espetáculo é uma comédia popular que se desenvolve a partir de um concílio de diabos bufões.

Em parceria com a Poiesis, Organização Social de Cultura – Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura promove o encontro “Novos Modos de Produção: crise e inventividade”, que acontece no dia 26/10, das 09h às 18h. As inscrições para o curso devem ser feitas até as 18h do dia 22 de outubro via formulário online (http://bit.ly/2oyvMtR).

Com o intuito de gerar uma mudança cultural na cidade, no dia 23/10, às 19h, no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno, ocorre a palestra “Transformando uma Cidade”. A apresentação será ministrada pela empreendedora e diretora executiva da Associação de Bananicultores de Corupá, Eliane Cristina Muller, e mediada pelo Prof. Dr. Orlando Leonardo Berenguel.

A 2ª edição do Café da Manhã do Turismo acontecerá no dia 28/10, às 10h, no Hotel Mil Flores, com o intuito de afunilar a relação entre empresários e comerciantes ligados diretamente ou indiretamente com o turismo local.

Os músicos de todo o Brasil podem se inscrever para a 2ª edição do Festival Nacional de MPB. O concurso acontece do dia 21 a 23 de novembro e as inscrições devem ser feitas até as 18h do dia 31 de outubro via formulário online (https://bit.ly/2ndTJWT), correios, e-mail (cultura@braganca.sp.gov.br), ou pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, localizada na Av. Alpheu Grimelo, 981 – Taboão, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

A 1ª oficina de Luteria, capacitação que visa resgatar a história da técnica artesanal e da cultura popular na cidade, acontecerá toda terça-feira, das 19h às 22h, na sede da ONG SOS Jaguari, situada na Rua Arthur Bernardes, 268 – Santa Terezinha, no período de 6 meses. O curso começará em outubro, em data a ser definida, e será ministrada pelo liutaio Ian Pola.