Prefeitura informa que inscrições para projeto social e esportivo estão abertas até 15/12

Atualizado em: 15/10/2019

Público-alvo são crianças e adolescentes residentes no bairro Uberaba, compreendendo o Núcleo Habitacional Saada Nader. Serão realizadas aulas gratuitas de artes marciais.

Visando promover, incentivar e apoiar a prática esportiva em comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade social, a Administração Municipal, por meio das Secretarias da Juventude, Esportes e Lazer (SEMJEL), Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) e Cultura e Turismo, informa aos jovens residentes do bairro Uberaba, compreendendo o Núcleo Habitacional Saada Nader, que as inscrições para o novo projeto social e esportivo da cidade seguem abertas. 

As inscrições acontecem até 15 de dezembro. Os interessados devem ter entre 8 e 17 anos e comparecer na Associação dos Deficientes Físicos (ADEF) acompanhados de um responsável legal. A ADEF está localizada na Rua Francisco Rodrigues Dias, 80, Uberaba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da SEMJEL (11) 4033-6667, das 8h às 17h.  

De acordo com a Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, por meio de um levantamento de opinião local foi possível compreender que as artes marciais envolvem maior interesse dos jovens do bairro, por isso as primeiras ações do projeto envolverão essa modalidade esportiva. 

Ações em prol da comunidade de crianças e jovens da região do Núcleo Habitacional Saada Nader foram discutidas numa reunião realizada no mês de maio, com o Promotor de Justiça da Infância e Juventude Dr. Ricardo Brainer Zampieri, que teve como objetivo discutir políticas públicas em áreas de maior vulnerabilidade social como forma de prevenção primária. Na qual, estiveram presentes representantes do Executivo (Prefeito Jesus Chedid, Vice Amauri Sodré e Secretários) e Legislativo (Vereadores Marcus Valle e Cláudio Moreno).

As discussões acerca de ações e projetos voltados para os jovens de áreas com vulnerabilidade social e expostas à elevados índices de criminalidade, principalmente no tocante ao tráfico de drogas, surgiram com a exposição de dados, diagnósticos e levantamentos pelo Promotor Dr. Ricardo em pelo menos duas oportunidades na Tribuna Livre na Câmara Municipal, nas quais expôs um mapeamento sobre as regiões com altos índices criminais em Bragança e o envolvimento dos jovens nesses crimes, possibilitando a identificação precisa das localidades em que há eminente necessidade de intervenção do Poder Público, para minimizar o envolvimento dos adolescentes com o tráfico de drogas, garantindo-se, assim, a prioridade absoluta de atendimento.

O projeto que será executado é um piloto do plano de ações pensado pela Administração Municipal e acontecerá, inicialmente, na região do Conjunto Habitacional Saada Nader Abi Chedid (CDHU), no bairro Uberaba. Podendo ser expandido para outros locais.

Cartaz Projeto Social Esportivo.png