Nadadores de maratonas aquáticas são recebidos na SEMJEL para bate-papo

Publicado em: 21/10/2019

Os atletas participarão da 52ª edição da Maratona Aquática 14 Bis, uma das provas mais tradicionais da natação brasileira em águas abertas.

Na última sexta-feira (18/10), os nadadores Wellington Sciola e Ricardo Santana Ortiz estiveram presentes na sede da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer (SEMJEL). Os atletas foram recebidos, para um bate-papo, pelo Secretário Municipal Carlos Alberto de Souza e pelos Chefes de Divisão Osvaldo Rodrigues, Florisvaldo José Leme e Luciano Antonacci.

Na ocasião, o nadador Wellington Sciola de Lima contou que é portador de asma e está concluindo um estudo de caso para seu curso de Educação Física, cujo tema são as melhorias no rendimento para portadores de asma. “A pesquisa consiste na comprovação de que pessoas com asma podem realizar seus objetivos em qualquer modalidade de esporte e, na qualidade de portador, hoje uso a favor a indução da asma por esforço físico, um pré-aquecimento voltado para uma provocação asmática que me conduz à utilização do medicamento antes do início da atividade esportiva, possibilitando a conclusão de qualquer esporte sem a interrupção da atividade”, explicou o atleta Wellington Sciola.

O bate-papo também tratou da competição que ambos os nadadores participarão. Em 9 de novembro, ocorrerá a 52ª edição da Maratona Aquática 14 Bis, uma das provas mais tradicionais da natação brasileira em águas abertas, com aproximadamente 24 km de percurso, o evento será disputado no Canal de Bertioga, estreito que separa Bertioga e Guarujá, cidades localizadas no litoral norte de São Paulo.

A maratona ocorre desde 1970 e este ano terá a largada na travessia do Forte São João, em Bertioga. Já a chegada será no acesso da Base Aérea de Santos (BAST). A competição é uma realização da Base Aérea de Santos e Associação 14 Bis, com apoio das prefeituras dos municípios que serão sedes da prova.