Chefe das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária participa da Tribuna Livre da Câmara Municipal

Atualizado em: 24/10/2019

Na tarde da última terça-feira (22/10), o Chefe das Divisões de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças e Sanitária Rodrigo Bueno participou da Tribuna Livre, na 38ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Bragança Paulista, a convite da Vereadora e Presidente da Câmara Beth Chedid.

Na ocasião, ele explicou o objetivo da Vigilância em Saúde (Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e do Trabalhador), que é um conjunto de ações destinadas a controlar riscos e danos à saúde de populações.

Também foi exposta a situação epidemiológica do sarampo, onde o total de vacinados de julho até a data de (22/10) foi de 12.341, com 71 casos notificados, 11 confirmados 08 autóctones, 03 importados e 52 em análise. Referente à situação epidemiológica de dengue, em 2015, o município registrou 658 casos positivos. Até a presente data há apenas 40 casos confirmados.

Além disso, foram mostrados os números de arrastões no combate ao Aedes aegypti. Em 2016, foram realizados apenas 10, com a quantidade de 92 caminhões de materiais inservíveis retirados. Até outubro de 2019, foram feitos 20 arrastões de limpeza, com a quantidade de 206 caminhões retirados dos bairros da cidade.

Ao término, foram apresentados os números de visitas casa a casa no combate a dengue e escorpião, bairros trabalhados, as ações do programa ‘Vigilância em Ação’ e os prêmios recebidos pelo município como o Prêmio Estadual SIM/SINASC em 2018, e o primeiro lugar na II Mostra de Experiências Exitosas do COAPES, com o trabalho “Teatro na Rede Municipal de Ensino uma forma lúdica de aprender sobre Aedes aegypti”, em 2019.