Prefeitura informa sobre o início da imunização contra a febre aftosa

Publicado em: 05/11/2019

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios, informa que teve início na última sexta-feira (01/11), a segunda etapa de imunização contra a febre aftosa em São Paulo. Essa é uma campanha da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Neste ano, segundo o Governo Estadual, a vacina contra a febre aftosa teve a sua dose reduzida de 5 ml para 2 ml. Um dos principais objetivos na mudança da vacina foi o de menor volume de óleo mineral, com consequente redução de reações alérgicas nos animais. Outra medida relevante foi a retirada do sorotipo C.

Os produtores devem adquirir as vacinas em estabelecimentos cadastrados junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Somente os bovídeos (bovinos e bubalinos) com zero a 24 meses de idade devem ser vacinados, de 1 a 30 de novembro. Salientando que o criador tem até o dia 9 de dezembro para comunicar a vacinação ao órgão oficial de Defesa Agropecuária, pelo sistema informatizado GEDAVE (https://gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br/), ou excepcionalmente, presencialmente no Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Bragança Paulista.

O EDA reitera a obrigação do produtor rural em comunicar a vacinação diretamente via GEDAVE, ou providenciar a atualização cadastral no sistema para que tenha autonomia para execução de demandas geradas pela atividade de criação de animais de peculiar interesse do estado.

A Administração Municipal apoia a campanha com a divulgação junto aos criadores. Para mais informações, o EDA está localizado na Av. Dr. José Adriano Marrey Júnior, 277 – Vila Municipal. O telefone para contato é o (11) 4033-7386 e o e-mail eda.braganca.cda.sp.gov.br.