No Cemitério Municipal, Administração prestigia tradicional missa de Dia de Finados

Publicado em: 05/11/2019

Milhares de pessoas compareceram no Cemitério da Saudade, administrado pela Prefeitura, no último sábado (02/11), Dia de Finados para homenagear os entes que morreram, visitando os jazigos, entregando flores e fazendo orações. Na portaria do cemitério, grupos aguardavam a chegada dos visitantes e com gestos amigáveis ofereciam abraços e água.

Às 9h foi celebrada a primeira missa do dia, no espaço em frente a entrada do velório, pelo Bispo Diocesano Dom Sérgio Aparecido Colombo e pelo Padre Luciano Alves dos Reis. Às 15h, foi realizado o culto religioso com o Frei agostiniano Alberto Carlos, da paróquia Nossa Senhora Aparecida.

O Vice-prefeito Amauri Sodré esteve presente e após a missa reuniu-se com o Bispo Dom Sérgio e determinou que a partir do próximo ano, a missa seja transferida para as 7h30, atendendo um pedido da comunidade e do representante da comunidade católica. “O motivo principal da missa é agradecer a Deus pelo tempo em que convivemos com os nossos familiares que já nós deixaram nessa vida terrena, relembrando deles com amor e carinho. Essas pessoas jamais deverão ser esquecidas e participar desse ato religioso sempre é muito emocionante. Atendendo aos pedidos da comunidade e do Bispo Dom Sérgio, no próximo ano, a missa no período da manhã iniciará às 7h30, evitando o calor excessivo das 9h”, falou o Vice-prefeito Amauri Sodré.

Bispo Dom Sérgio ficou satisfeito com a atitude do representante do poder executivo que atenderá a reivindicação da comunidade cristã. “O Dia de Finados é uma data em que estamos com os pensamentos voltados a Deus, rezandofazendo uma homenagem aos entes queridos que partiram dessa vida e o mais importante, agradecendo e pedindo a Deus forças e bençãos para seguirmos firme na fé”, comentou o Bispo.

Conforme o assessor Celso Dias, responsável pela administração do cemitério, antecedendo a data do dia de Finado, a Secretaria de Serviços intensificou os trabalhos de melhorias e limpeza no Cemitério Municipal para receber visitantes. O fluxo de pessoas que fazem a limpeza e as preparações nas sepulturas de parentes e amigos também aumentou. Foram colocados a disposição na referida data, ambulância de plantão, segurança através da Guarda Civil Municipal com rondas internas e externas, com base móvel, organização do trânsito no local, bebedouro de água através da Sabesp, limpeza através da Embralixo, organização do comércio ambulante entre outras providências. Durante a semana proprietários de jazigos fizeram pinturas básicas sem acumulo de resíduos e limpeza dos túmulos.

A Capela das Almas, localizada na área central, foi recuperada, restaurada e revitalizada, com serviços de amarração para contenção de trincas, rachaduras, raspagem geral para retirada de camadas de tintas, impermeabilização e aplicação de massa acrílica, que possibilitou a pintura geral da Capela”, informou Celso Dias.

Nesta segunda-feira (04/11), os vistoriadores da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram trabalhos de retirada de sacos plásticos dos milhares de vasos colocados nos túmulos no dia de Finados, no Cemitério da Saudade. A ação objetiva evitar o acúmulo de água e a proliferação do mosquito da dengue.