Diversos professores da rede municipal participam da palestra sobre Gestão de Água

Publicado em: 12/11/2019

No dia anterior professora é homenageada pela execução em projetos de Educação e Sensibilização Ambiental.

Professores de diversas escolas da rede municipal de ensino participaram da palestra “Gestão de Água dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), na última quinta-feira (07/11), no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (NAPA). O evento, que teve grande foco no Rio Jaguari, foi uma iniciativa da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com o Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama. 

O debate ressaltou os principais fatos históricos e as primeiras mobilizações populares em prol dos recursos hídricos, que culminaram com a criação do Consórcio PCJ. Além disso, questões como a quantidade e a qualidade da água do Rio Jaguari também foram tratadas, fato que resultou na reflexão da importância das práticas de conservação do solo, redução do consumo e preservação da água. 

Neste viés, visando intensificar a importância das ações em prol da Educação Ambiental na preservação das Bacias PCJ, o lançamento do Projeto Gota d`Água 2019 está previsto para março do ano que vem. Os trabalhos tratarão dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), cujas metas são: acabar com a pobreza; promover a prosperidade e o bem-estar para a população de modo geral; preservar o meio ambiente; e enfrentar as mudanças climáticas. 

Visando homenagear os melhores projetos de Educação e Sensibilização Ambiental realizados pelos municípios consorciados, no dia anterior (06/11) ocorreu o Seminário de Avaliação do Projeto Gota d`Água 2019, evento realizado na Agência de Regulação de Saneamento (ARES - PCJ), em Americana, a fim de comemorar os 30 anos de existência do Consórcio PCJ e os 25 anos do Projeto Educação e Sensibilização Ambiental. 

Entre os homenageados, a professora da rede municipal de ensino Maria Cristina Muñoz Franco, recebeu o Certificado de Mérito por atuar na disseminação da Educação Ambiental nas Bacias PCJ e por participar da construção do Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.