Projeto “História Viva” estimula a socialização e a criação de laços afetivos

Publicado em: 14/11/2019

Trata-se de uma parceria entre a Administração Municipal e o Lar São Vicente de Paula, que visa a interação entre os idosos e as crianças.

Em parceria com o Lar São Vicente de Paula, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, iniciou no primeiro semestre de 2019 o projeto “História Viva”, que visa promover o contato entre as crianças e os idosos, utilizando como palco as escolas da rede municipal de ensino. Através de atividades lúdicas e brincadeiras, o programa contribui para a socialização e possibilita a troca de carinho, estímulo e conhecimento entre as gerações. 

Desde abril, cerca de 7 escolas foram contempladas com as visitas dos idosos, que ocorrem uma vez ao mês e seguirão ocorrendo no próximo ano. Durante essa socialização, as crianças aprendem a criar laços efetivos e compreendem que o processo de envelhecimento é algo natural, em contrapartida, os idosos são estimulados a se movimentarem e a expressarem melhor seus sentimentos. 

Em outubro, entre os idosos do Lar São Vicente de Paula que visitaram a Escola Municipal Rural Araras do Mori, estava a Dona Nair Damileno, idosa que apresenta quadro de Alzheimer. Segundo a Cientista Social do Lar São Vicente Larissa Carneiro, no caminho para a escola a idosa desenvolveu um diálogo sobre sua infância e após receber atenção das crianças, voltou renovada e alegre. Além disso, um dos alunos da escola que apresenta Transtorno de Espectro Autista (TEA), participou ativamente das atividades, demonstrando muito carinho com os idosos. 

A Prefeitura de Bragança Paulista, assim como o Lar São Vicente de Paula, presa pela inclusão das crianças e dos idosos em atividades que visam aprimorar o desenvolvimento humano. Por isso, são indicados para participarem do projeto “História Viva” idosos participativos, ativos e que se interessem em estar presente em ações nesse sentido. Esta preocupação mostra respeito e valorização do ser humano em sua maneira particular e diferente de existir.