Prefeito Jesus Chedid anuncia mais conquistas para Bragança Paulista

Publicado em: 14/11/2019

Mais um grande momento aconteceu na manhã desta quinta-feira (14/11), no Gabinete do Executivo, com a assinatura de contratos, ordens de serviços, Lei Complementar, autorização de abertura de licitação e início dos trabalhos das Zeladorias Regionais Rurais. São mais de R$ 7 milhões de investimentos anunciados em prol de melhorias para Bragança Paulista. 

Na ocasião, foram assinadas os contratos e ordem de serviço com a empresa MBG Engenharia, responsável pela Construção do Centro Cirúrgico do Canil e Gatil Municipal e da Unidade de Vigilância em Zoonoses e com a empresa Q7 Engenharia e Construção, responsável pela reforma da Unidade Básica de Saúde Vila Aparecida “Dr. Luís Edson Ribeiro”. Na mesma solenidade também foram autorizadas a abertura das licitações para a construção do Mercado da Zona Norte e revitalização do Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno - NAPA. Além disso, foi anunciado o início dos trabalhos e maquinários e equipamentos disponíveis para as Zeladorias Rural 1 e 2 e assinatura da Lei Complementar nº 882, que dispõe sobre a regularização de construções clandestinas e irregulares na forma que especifica e dá outras providências. 

“Quando assumimos a Prefeitura não tínhamos crédito para nada. Não fizemos nenhum empréstimo para pagar dívidas, mas sim para investimentos na cidade. Parabenizo o Deputado Estadual Edmir Chedid por seu trabalho em defesa a saúde animal, bem como todo seu trabalho para conquista de verbas para Bragança Paulista. Hoje é mais um momento feliz para nós, estamos anunciando mais de 7 milhões de reais em obras”, explanou o Prefeito Jesus Chedid. 

Mercado da Zona Norte 

A licitação para construção do Mercado da Zona Norte  acontecerá no dia 23 de dezembro, às 9h30, na modalidade Concorrência Pública 014/2019. O Mercado da Zona Norte será um grande e moderno empreendimento da Administração para fomentar o agronegócio, o turismo, a agricultura familiar do município e a geração de emprego. Serão mais de 4 milhões de investimentos oriundos de emenda parlamentar do Deputado Federal Paulinho da Força, pleiteada pelo Vereador Mário B. Silva. 

O local contará com 26 box laterais e 2 centrais, espaço multiuso para cursos em geral e espaço gourmet, 2 restaurantes, 2 complexos de banheiros com 8 cabines femininas, 4 masculinas e 2 mictórios em cada complexo, além de 2 banheiros PNE (Pessoa com Necessidades Especiais). O estacionamento terá 130 vagas internas para automóveis e 85 vagas externas e 35 vagas vagas para caminhões (sendo 11 externas e 5 para ônibus).  

“O Deputado Federal Paulinho da Força não pode estar presente aqui hoje por compromissos já assumidos, mas pediu que eu transmitisse ao Prefeito Jesus Chedid que ele está muito feliz pela a construção dessa obra e que Bragança Paulista pode continuar contando com ele, pois é importante ver que a cidade está se desenvolvendo graças ao trabalho árduo da Administração Municipal”, disse a Secretária Nacional do Solidariedade Mulher Eunice Cabral. 

O Vereador Mário B. Silva esteve presente e ficou muito emocionado e contente com a autorização dessa licitação “Foi um trabalho árduo até chegarmos a esse momento. Foram várias reuniões, o projeto foi refeito, pois o primeiro não atendia as nossas expectativas e o que a região merece. Daqui uns meses teremos mais um motivo para comemorar na cidade que é esse grande empreendimento na Zona Norte”, concluiu o vereador. 

Construção do Centro Cirúrgico do Canil e Gatil Municipal e da Unidade de Vigilância em Zoonoses 

O Centro de Zoonoses será construído na área junto ao Abrigo Municipal, situado no Jardim Morumbi, zona norte da cidade. O local, abrangerá cerca de 990 m² com obras previstas para implementação de canil e gatil coletivo, centro cirúrgico, unidade de vigilância de Zoonoses, sala para pós-operatório e recuperação, antissepsia, ambulatório, canil e gatil individual, departamentos de ração, equipamentos e material de campo, sala de vacinação e avaliação animal, sala de capacitação técnica, administrativa, solário, raio-x, sala de necrópsia, sanitários, recepção, rampa de lavagem e descontaminação de veículos, entre outros. 

O Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) professor Joaquim de Oliveira esteve presente na solenidade e  falou sobre a importância desse local. “O Prefeito Jesus Chedid e Vice Amauri Sodré colocaram metas audaciosas no Plano de Governo em prol do bem-estar animal e estão cumprindo uma a uma como, por exemplo, a revitalização do abrigo de cães e gatos, implantação do do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário – SAMUVET, Castramóvel, parceria com a Associação de Proteção aos Animais Faros d’Ajuda”, concluiu o professor Joaquim. 

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) é responsável por ações e serviços de vigilância das populações de animais de relevância para a saúde pública, com o objetivo de identificar oportuna e precocemente o risco, e assim, prevenir e monitorar as zoonoses e os acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos. “É uma unidade que irá cuidar da saúde do animal, mas, sobretudo a saúde humana. Poucas cidades do Estado de São Paulo tem uma unidade como essa. Mais uma vez estamos na frente de várias outras cidades”, disse a Secretária Municipal de Saúde Marina de Oliveira 

Reforma da Unidade Básica de Saúde Vila Aparecida “Dr. Luís Edson Ribeiro” 

Mais uma ordem de serviço para obras de reforma e ampliação de unidade de saúde foi assinada, desta vez, para a Unidade Básica de Saúde ‘Dr. Luiz Edson Ribeiro’, do bairro Vila Aparecida. A empresa contratada foi a Q7 Engenharia e Construção LTDA, com investimento de R$ 319.319,98. As obras ocorrerão por meio de recursos próprios da Prefeitura. 

“É um momento importante. É o compromisso da Administração Jesus Chedid e Amauri Sodré com a população. Estamos investindo na saúde pública do município para melhorar a qualidade dos atendimentos”, disse o Prefeito Jesus Chedid. 

A Secretária Municipal de Saúde, Marina de Oliveira agradeceu e ressaltou a importância da obra de reforma e ampliação, em que atende um número grande de pacientes. “Será feita uma revitalização geral como relocação de parede, troca de revestimento e outras adequações de acordo com as necessidades preconizadas pelo Ministério da Saúde”, conclui. 

Desde 2017, a Administração Jesus Chedid e Amauri Sodré já entregou em prol da população as unidades de saúde Hípica Jaguari, São Lourenço, Cidade Jardim, São Miguel, Água Comprida, Pedro Megale, Águas Claras, Arara dos Mori, Mãe dos Homens, Madre Paulina, Henedina Cortez, além da reabertura da UPA Bom Jesus e o término da construção do prédio próprio para o Centro de Atenção Psicossocial II – CAPS II.

Revitalização e reforma do Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno - NAPA 

A licitação para revitalização e reforma do Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno - NAPA será na modalidade Tomada de Preços nº 032/2019 e acontecerá às 9h30, no dia 9 de dezembro. O projeto foi desenvolvido pela empresa Kingline – Consultoria em Soluções de Engenharia e contempla: hall de entrada, diretoria, secretaria, sala de espera, 7 salas, T.I., recepção, cozinha, refeitório, almoxarifado e sanitários. A área total do local é de 2135,75 m². Serão realizadas diversas melhorias estruturais, haja vista os problemas que estão acontecendo como, por exemplo, goteiras e infiltrações. 

“São muitos as melhorias realizadas por essa Administração na área de educação. São 35 escolas entregues totalmente revitalizadas, com previsão de entregar mais quatro até o final do ano, adequação das unidades às normas de acessibilidade e elaboração e implementação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB, filas de creches zeradas, construção de creches, entre tantas outras conquistas”, disse Gislaine Almeida de Campos, respondendo pela Secretaria Municipal de Educação durante férias do titular Adilson Condesso.  

Início dos trabalhos e maquinários e equipamentos disponíveis para as Zeladorias Rural 1 e 2 

Como forma de coordenar e dar efetividade aos trabalhos de limpeza e manutenção de Bragança Paulista, a Administração Municipal dividiu a cidade em seis regiões. As zeladorias regionais executarão suas ações sob a supervisão da Secretaria Serviços e cada setor terá um responsável e um cronograma de limpeza, maquinário e contato permanente com a pasta. As zeladorias foram divididas em: Sul, Norte, Centro-Leste, Oeste, Rural 1 e Rural 2. 

Nessa solenidade, o Secretário Municipal de Serviços Aniz Abib Junior anunciou o início dos trabalhos das Zeladorias Rural 1 e 2, bem como os equipamentos disponíveis em cada uma delas. “Serão nomeados um zelador para cada região. Agradeço ao Prefeito Jesus Chedid, Vice Amauri Sodré e ao Deputado Estadual Edmir Chedid por nos dar condições de trabalho com a aquisição de novos maquinários e equipamentos, bem a como a contratação de funcionários concursados. Os equipamentos em cada região serão: 2 motoniveladoras, 2 retroescavadeira, 2 pás carregadeiras, 1 roçadeira grande, 1 pé de carneiro, 1 caminhão pipa, 1 caminhão munk, 3 caminhões caçamba traçado, 3 caminhões caçamba basculante toco, 1 caminhonete pequena e 1 van”, completou o Secretário Aniz.  

Assinatura da Lei Complementar nº 882, que dispõe sobre a regularização de construções clandestinas e irregulares na forma que especifica e dá outras providências 

“Nessa solenidade hoje foram anunciadas à população grandes coisas. Atualmente, a cidade conta com cerca de 60 mil imóveis, sendo aproximadamente 15 mil irregulares ou clandestinos. Essa Lei Complementar vai dar a oportunidade de regularização da situação do imóvel junto a Prefeitura. Com o imóvel regular será mais valorizado. Será realizado um mutirão para essa regularização”, disse o Deputado Estadual Edmir Chedid, que esteve presente.  

Os interessados na regularização de edificações, deverão requerê-la à Secretaria de Obras do Município, apresentando os seguintes documentos: comprovação da existência da edificação; requerimento próprio, conforme Anexo I; cópia do documento de propriedade ou posse do imóvel; declaração de anuência do proprietário ou possuidor quando não for ele o requerente; projeto assinado por responsável técnico acompanhado da ART ou RRT, dispensada tal exigência para regularizações de pequenos aumentos de área construída, que não constituam em mais de 01 (um) pavimento, e não superiores a 30,00m² (trinta metros quadrados); e formulário assinado por responsável técnico, constando as devidas irregularidades, quantidades e o cálculo da(s) multa(s) incidente(s). 

A íntegra da Lei Complementar nº 882 está disponível na Imprensa Oficial edição 713, de 14 de novembro de 2019 (https://www.imprensaoficialmunicipal.com.br/bragancapaulista). 

Também estiveram presentes nessa solenidade, o Vice-prefeito Amauri Sodré, Secretários Municipais, Vereadores, Elias Ferreira Assessor do Deputado Federal Paulinho da Força, servidores municipais, imprensa e demais convidados.