UPAs Vila Davi e Bom Jesus passam a ofertar a Profilaxia Pós-Exposição – PEP

Atualizado em: 05/12/2019

A medicação será ministrada apenas em situações consideradas de risco.

Dando continuidade à ampliação do acesso aos serviços em saúde, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais, realizou na manhã desta terça-feira (03/12), uma capacitação com enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento Vila Davi para ofertar o método de prevenção à infecção pelo vírus HIV, a Profilaxia Pós-Exposição – PEP, apenas em situações consideradas de risco. 

A Enfermeira e Coordenadora do Programa Municipal IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais Mariana Quilici informou que a Profilaxia Pós-Exposição – PEP é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, Hepatite Viral e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s. 

“A PEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em situações de risco como violência sexual, relação sexual sem o uso de preservativos ou com seu rompimento, além de acidente ocupacional com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico”, concluiu. 

Diante disso, a medicação é ofertada nas Unidades de Pronto Atendimento Bom Jesus e Vila Davi. Bragança Paulista tem o total de 707 casos acumulados de AIDS do início da epidemia até dezembro de 2018, sendo prevalentes em homens heterossexuais, onde a faixa etária tem oscilado, sendo desde jovens até 59 anos. 

O Programa Municipal de IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais realiza trabalhos de prevenção com as populações chaves, que são Profissionais do Sexo, Homens que fazem Sexo com Homens, Trans, usuários de drogas e pessoas em privação de liberdade. 

Além dessas populações, existem as prioritárias, aquelas em maior vulnerabilidade para adquirir o HIV: população negra, jovens, pessoas em situação de rua e a população geral. Essas populações (chave e prioritárias) são atendidas através de vários projetos como Bela da Tarde, Transportando Saúde, Prevenção em Duas Rodas, Abordagem em Pessoas em Situação de Rua e Galera se liga.