Profissionais de saúde recebem capacitação sobre Hanseníase e Pré-Natal do homem

Publicado em: 17/01/2020

A atividade aconteceu em alusão ao janeiro roxo, que é o mês da campanha Mundial de Combate à Hanseníase.

Para melhorar a qualidade do atendimento na rede de Atenção Primária, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta última quarta-feira, (15/01), no Polo da Universidade Aberta do Brasil, capacitação aos profissionais enfermeiros e agentes comunitários de saúde sobre Hanseníase e Pré-Natal do homem.

A capacitação foi feita pela Enfermeira e Coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase Mariana Quilici, onde abordou o que é hanseníase, suas formas, sinais, diagnósticos e tipos de tratamento, formas de transmissão, entre outros.

Ao término, o tema abordado foi a respeito do Pré-Natal do homem, que está diretamente ligado à sensibilidade do profissional de saúde, em que o município já aderiu às recomendações do passo a passo do Ministério da Saúde.

O passo a passo é: informar como será a participação do homem no pré-natal, parto e puerpério; realização de exames de rotina e testes rápidos; atualização da carteira de vacina; desenvolvimento de temas voltados para o público masculino nas atividades educativas durante o pré-natal e participação efetiva do homem no momento do parto puerpério.