Administração Municipal intensifica atividades no Centro POP

Atualizado em: 10/08/2017

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) e o Centro de Referência Especializado em População de Rua - Centro POP, tem atuado constantemente nos serviços de apoio e monitoramento social das pessoas em situação de rua.

A equipe do Centro POP tem trabalhado arduamente com pessoas em situação de rua para possibilitar condições de vida digna a todos os cidadãos, por via de encaminhamento para consultas, retirada de 2ª via de documentos, mercado de trabalho e inserção em cursos profissionalizantes. O Centro também encaminha para cadastro em programas sociais, atendimento psicossocial, investigação social para voltarem ao convívio familiar, além de banho, café da manhã e café da tarde.

Desde o início do ano, o Centro POP tem passado por aprimoramentos na estrutura de serviços oferecidos, como o cardápio das refeições e a abordagem noturna em dias alternados. Também minimizou burocracias para reverter a situação dos atendidos, como disponibilidade de carros oficiais, atendimento diferenciado no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e oferta de cursos profissionalizantes no Centro de Acesso às Tecnologias e Inclusão Digital (CATEC), estes últimos em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

A SEMADS informa que o apoio a essas pessoas é realizado com a parceria efetiva das equipes de saúde, segurança e assistência social, mas ressalta que a população tem papel fundamental no acionamento da abordagem social, sendo fundamental diferenciar pessoas que fazem o uso da rua e pessoas que estão de fato em situação de rua.

De janeiro a maio deste ano, cerca de 70% da população de rua pôde retomar vínculos familiares e comunitário graças as investigações sociais e a rede de apoio oferecida pela Prefeitura, por meio da SEMADS.