Prefeitura conta com rede de serviços estruturada para atender pessoas em situação de rua

Atualizado em: 10/08/2017

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), tem trabalhado com uma rede de serviços estruturada para atender pessoas em situação de rua.

A Secretaria oferece serviços de Abordagem Social, Casa de Passagem e o Centro POP,  além da ajuda primordial da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Saúde por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), e das equipes de saúde da rede pública.

Durante os quatro primeiros meses do ano (janeiro a abril), o Centro de Referência Especializado em População de Rua – Centro POP,  recebeu 553 pessoas em situação de rua e 918 atendimentos, podendo oferecer apoio socioassistencial no que tange cuidados de higiene pessoal, doação de roupas, café da manhã e da tarde, além de emissão de segunda via de documentos e encaminhamento para cuidados da saúde física e mental.

A SEMADS também conta com o serviço de Abordagem Social, primordial para estabelecer primeiro contato com a população em situação de rua, construir confiança a familiarizá-las aos serviços municipais de Assistência Social.

Junto à Abordagem Social, a cidade conta com a Casa de Passagem (antigo Albergue Municipal), local onde pessoas em situação de rua, itinerantes, mochileiros e outros podem pernoitar, receber alimentação, material de higiene pessoal, contato com familiares, encaminhamento para serviços de saúde, cadastros em programas sociais do Governo Federal e para vagas de emprego.

A Prefeitura orienta que o auxílio dos munícipes para localizar e identificar grupos em situação de rua é fundamental para o trabalho socioassistencial. Para pedir uma equipe de Abordagem Social em qualquer ponto da cidade, basta ligar para o Centro POP, (11) 4033-6400, localizado na Av. Dr. Adriano Marrey Junior, 967, Penha.