Prefeitura realiza 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

Atualizado em: 10/08/2017

A Prefeitura Municipal da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) realizou nesta terça-feira, 20, a 11º Conferência Municipal de Assistência Social, no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (NAPA).

A conferência é um evento que ocorre a cada dois anos, reunindo membros do Conselho Municipal de Assistência Social e a população bragantina. No evento são discutidas e avaliadas as políticas sociais e assuntos referentes às conquistas e desafios futuros no âmbito. O tema pautado este ano foi “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.

O SUAS é um sistema de proteção social que prevê serviços públicos, programas e benefícios para a população. O Sistema é a estruturação de uma rede de serviços interligados como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Dia do Idoso, Centro POP, abrigos e asilos, tal como ações de abordagem social como liberdade assistida, prestação de serviços comunitários, dentre outras.

Durante todo o dia foram realizadas diversas atividades, a Orquestra Jovem de Bragança Paulista realizou a abertura com clássicos como My Heart Will Go On, trilha do filme Titanic. No período da manhã a palestrante Abigail Silvestre Torres ministrou a conferência voltada a temática. Já pela tarde foram apresentadas propostas para deliberação e votação referente às sugestões sobre o SUAS. Deliberações essas, realizadas pelo Conselho Municipal de Assistência junto com a população. Na ocasião também houve a eleição de delegados para representar o município na Conferência Estadual e Nacional de Assistência Social, as quais ocorrerão ainda este ano.

A promotora do Ministério Público, Ana Maria Buoso, aproveitou para enfatizar o papel do órgão nas ações sociais. “Espero maior adesão da população nos conselhos, e que realmente todas as políticas públicas garantidas sejam revistas e colocadas em prática. O papel do ministério público nas ações sociais é garantir que as leis sejam efetivamente cumpridas”, diz a promotora.

O evento contou com a presença da secretária municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Margarete da Silva, a presidente do Conselho Municipal, Rita Pereira de Cássia, a promotora do Ministério Público, Ana Maria Buoso, populares e integrantes do conselho. Ainda compareceram no local os vereadores Paulo Mario, Rita Leme e Ditinho Bueno, assim como o assessor Carlos A. Splendore, representando o deputado estadual, Edmir Chedid.