Centro POP intensifica abordagens e atendimentos para pessoas em situação de rua

Publicado em: 11/08/2017

Mais de 1.500 atendimentos foram realizados desde o início do ano no Centro POP.

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) e o Centro de Referência Especializado em População de Rua (Centro POP), vem dando atenção especial às pessoas em situação de rua. As ações envolvem também as Secretarias Municipais de Segurança e Defesa Civil e de Saúde.

A equipe do Centro POP tem trabalhado constantemente com pessoas em situação de rua para possibilitar condições de vida digna a todos os cidadãos, por meio de encaminhamento para consultas, retirada de 2ª via de documentos, inserção no mercado de trabalho e participação em cursos profissionalizantes.

De janeiro a julho, foram realizados mais de 1.500 atendimentos, cerca de 1.300 abordagens, mais de 400 passagens de ônibus, possibilitando o retorno à cidade natal, aproximadamente 20 encaminhamentos para o Cadastro Único e mais de 60 encaminhamentos para tratamentos de saúde.

O Centro POP é um espaço de referência para o convívio em grupo, com acompanhamento e atendimento psicossocial, investigação social, identificando as relações familiares e promovendo o retorno desse vínculo para que essas pessoas saiam das ruas. No local, também são oferecidos café da manhã, café da tarde e banho.

Nos últimos meses, a ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Saúde, Ação e Desenvolvimento Social e Segurança e Defesa Civil tem atuado fortemente nas ruas da cidade, identificando indivíduos, encaminhando pessoas à suas cidades de origem, orientando e tomando todas as medidas cabíveis para ajudar essa população.

Em julho, a Prefeitura de Bragança Paulista lançou a campanha “Dê oportunidades, não esmola!”, orientando os munícipes a encaminhar pessoas em situação de rua aos serviços da SEMADS. Essa é uma das diversas iniciativas da Administração Municipal que marcam as ações sociais.

Para solicitar uma equipe de Abordagem Social em qualquer ponto da cidade, basta entrar em contato com o Centro POP, pelo telefone (11) 4032-6400 ou se dirigir ao Centro, localizado na Avenida Doutor Adriano Marrey Junior, 967, na Penha.