Bragança recebe dezenas de Estâncias Paulistas durante reunião da APRECESP

Publicado em: 28/08/2017

Bragança Paulista sediou o 4º Encontro das 70 Estâncias Paulistas e reunião de prefeitos da Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo.

Neste sábado, 26, a Estância de Bragança Paulista foi a anfitriã da 4ª Reunião Ordinária de Prefeitos da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP), que reuniu dezenas de prefeitos das 70 Estâncias Paulistas.

O evento foi organizado com o apoio da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais relacionados ao Turismo e autoridades.

Bragança Paulista reforçou o papel da APRECESP e de seus associados que trabalham pelo desenvolvimento turístico das cidades estâncias e a importância desse trabalho para a distribuição dos recursos destinados ao fomento do turismo das cidades.

Dentre os trabalhos realizados durante a reunião, foi informado aos presentes as ações da APRECESP como a finalização dos cursos e workshops de capacitação em turismo que foi realizado em parceria com o SENAC, o Observatório do Turismo 2017, a parceria com a SUTACO e IPTI, as reuniões junto ao Ministério do Turismo, e eventos correlatos.

A reunião seguiu com informações do DADETUR, que esclareceu sobre as análises dos projetos enviados ao departamento, a demora nas assinaturas dos aditivos e o grande volume de processos no setor.

A Secretaria de Estado ressaltou que até o momento já são 20 municípios classificados como MITs (Municípios de Interesse Turístico) e outros 40 processos já foram enviados para aprovação na Assembleia Legislativa.

Na ocasião, foi destacado que o Projeto de Lei para que o ranqueamento das cidades estâncias fosse prorrogado por mais 3 anos, viabilizando a adequação dos municípios à nova legislação, teve parecer favorável da Secretaria de Turismo.

A Administração Municipal conseguiu ainda o aditamento do convênio de “Urbanização de Praças e Parques”, que foi assinado no evento, visando a adequação do objeto e prorrogação de prazo.

A Administração Municipal oficiou a Secretaria de Estado solicitando apoio do órgão para a realização do Natal 2017 e do Carnaval 2018, contando com a contribuição da pasta para a realização de eventos que contribuirão com o desenvolvimento turístico da cidade.

Durante o evento, também houveram palestras sobre o Parque Tecnológico como Braço Tecnológico Municipal, com Marcelo Nunes da Silva, e sobre Concessões e PPPs em Saneamento Básico, com Fernando Humphreys.

Na avaliação dos participantes, o evento foi muito produtivo, trouxe oportunidade para o debate de questões relevantes, o estreitamento da relação com o Governo Estadual e cobrança das demandas das estâncias paulistas, além da discussão sobre inovações e oportunidades em prol do desenvolvimento turístico.