Prefeitura promoverá ações na Semana Nacional do Trânsito

Publicado em: 15/09/2017

A partir desta segunda-feira, a Administração Municipal inicia ações com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres sobre segurança no trânsito.

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, em parceria com o Departamento de Trânsito (Detran-SP) e o programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do Governo do Estado de São Paulo, realizará no período de 18 a 25 de setembro ações em diversos locais da cidade durante a Semana Nacional do Trânsito.

Este ano, o tema é “Minha escolha faz diferença no trânsito” e tem como objetivo conscientizar motoristas e a população em geral sobre comportamentos viáveis, garantindo a segurança e o direito de ir e vir dos condutores e pedestres no trânsito. Simultaneamente, será abordado também como assunto o uso do celular, com a mensagem “Ao dirigir NÃO USE o celular”.

Serão realizadas ações como a exposição de faixas educativas nas principais vias da cidade, assim como a inserção de atividades educativas na rede municipal de ensino com a criação de trabalhos lúdicos, redações, desenhos, dentre outros.

O Dia Nacional do Trânsito é celebrado no dia 25 de setembro, data instituída a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, no ano de 1997. Anualmente, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) propõe um tema para a Semana do Trânsito.

Em 2011, a ONU lançou a proposta de tornar o período de 2011 a 2020 na “Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito”, o Brasil aderiu a ideia e desde então várias cidades vêm trabalhando na conscientização e prevenção. Durante esse período, diversas ações e atividades serão realizadas a fim de promover mais segurança no trânsito.

Vale lembrar que este ano já houve um trabalho semelhante no mês de maio, com a campanha #Foca no Trânsito, o Maio Amarelo promoveu ações como panfletagem, exposição de faixas e orientações dos agentes de trânsito, colocando em discussão o tráfego de veículos e pedestres de forma consciente e correta, a fim de reverter os índices sobre acidentes e afins, oriundos do trânsito.