Alunos do Instituto Janeth Arcain recebem palestras e orientações referentes à higiene bucal

Publicado em: 15/09/2017

O Instituto atende gratuitamente crianças e jovens de 7 a 17 anos.

No último dia 14, a Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou palestras e orientações para alunos do Instituto Janeth Arcain referentes à higiene bucal.

A coordenadora de saúde bucal do município, Flávia Vasconcelos Corralo, falou sobre doenças, métodos de prevenção, formas de tratamento e a importância da saúde bucal para o esporte. “Atletas exigem muito do seu físico e uma boa saúde geral e bucal é de extrema importância para a melhora do seu desempenho” disse.

Flávia ressalta que problemas como má oclusão, dor e respiração bucal diminui muito o rendimento físico e, em alguns casos, um foco infeccioso pode até levar a morte como o ocorrido com o jogador de basquete Laurence Scott Young, que foi vítima de uma endocardite bacteriana causada por um foco dentário.

Atuando com a vertente “Ensino PELO Esporte” e visando o desenvolvimento global da criança, além do basquetebol, o IJA criou o Projeto Sorrir, que desenvolve o trabalho preventivo de higiene bucal, orientando nossos atendidos sobre a importância de se manter bons hábitos de higiene oral para a melhoria da saúde e qualidade de vida, contribuindo para o desempenho na prática de atividades físicas.

 

O Instituto Janeth Arcain está inserido no contexto esporte educacional e tem como objetivo o desenvolvimento global dos alunos, promovendo o exercício da cidadania por intermédio da modalidade basquetebol. O IJA atende gratuitamente crianças e jovens de 7 a 17 anos em cinco núcleos, no qual quatro estão localizados no Estado de São Paulo, sendo Atibaia, Bragança Paulista, Cubatão e Santo André e um no Estado da Paraíba na cidade de João Pessoa.

As aulas acontecem toda terça e quinta-feira, das 14h às 17h, no Ginásio Agostinho Ercolini, localizado na Avenida São Vicente de Paula, s/n, Jardim Recreio.