Comitê Gestor do COAPES planeja ações para 2018

Publicado em: 09/11/2017

As reuniões são realizadas em períodos quadrimestrais, nas quais o Comitê Gestor trata de assuntos voltados à saúde e educação.

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã da última terça-feira, 7, uma reunião do Comitê Gestor do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), na Sala Web da Universidade São Francisco.

Na ocasião, foram feitas apresentações do Sistema de Monitoramento e Avaliação da Integração Ensino-Saúde (SIMAIES) e suas funcionalidades, discussão de propostas para ampliação dos cenários de prática e ações de saúde na região bragantina, além da programação de atividades para 2018.

O COAPES é um contrato entre instituições de ensino e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), com o intuito de aprimorar a relação entre eles e possibilitar melhores condições de inserção de estudantes nos serviços de saúde, reunindo regras, contrapartidas e demais compromissos pactuados. O COAPES e suas diretrizes foram publicadas pelo Ministério da Saúde e da Educação por meio da Portaria Interministerial n° 1.127 de 06 de agosto de 2015.

O Comitê tem como principal função a operacionalização do contrato. Sua composição é representativa e conta com profissionais da área da saúde e instituições de ensino participantes, bem como representantes da Educação Permanente e Controle Social.

O COAPES Regional é composto pelos municípios de Atibaia, Bragança Paulista (coordenador), Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Piracaia, Socorro e Vargem. As instituições de ensino participantes são Universidade São Francisco (USF), FESB, FAAT, Nova Biotec e Madre Paulina.

As reuniões são realizadas em períodos quadrimestrais, com o Comitê Gestor e bimestrais com o Grupo de Trabalho, o qual tem representatividade das partes envolvidas e das áreas de interesse.