Fórum da Pessoa com Deficiência promove debates e propostas ao município

Publicado em: 04/12/2017

Foram discutidos assuntos voltados a melhorias e inclusão da pessoa com deficiência nesse evento contou com o apoio da Administração Municipal.

Na última sexta-feira, 1 de dezembro, aconteceu o 1º Fórum da Pessoa Com Deficiência de 2017, realizado no auditório do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O evento foi coordenado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência com o apoio da Prefeitura de Bragança Paulista.

Com o tema “Se o lugar não permitir o acesso a todas pessoas, esse lugar é diferente”, os participantes e convidados foram apresentados a propostas de políticas públicas em prol da pessoa com deficiência. Ainda na ocasião, a palestrante Valdireny de Mira da Silva relatou sobre a sua história de vida, as dificuldades, superações e preconceitos que sofreu ao longo da vida por possuir uma síndrome rara, a osteogênese imperfeita, mais conhecida pela expressão “ossos de vidro”.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social reforçou a importância do evento para o município, sendo necessário e relevante para fomentar o debate, reflexões e propostas para que profissionais das diversas áreas do conhecimento e a população estejam envolvidos no assunto e participando ativamente.

A Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Zizelda Amorin, agradeceu o apoio da Administração Municipal na realização do fórum e ressaltou o objetivo do evento. “Essa é uma ação do Conselho com o objetivo de incentivar e alertar a comunidade e o município, para buscarmos novas ideias e projetos que possam conseguir melhorias e adaptações necessárias para a pessoa com deficiência.”

O evento contou com a presença dos secretários municipais, Margarete Alvarenga da Silva (SEMADS), Katia Daidone (Educação) e Manoel Botelho (Mobilidade Urbana), bem como a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Zizelda Amorin, a vereadora, Rita Leme, a assessora, Simone Rosa, representando o deputado estadual, Edmir Chedid, entre outros convidados e membros do conselho.