SAMU divulga dados estatísticos mensal de atendimentos

Publicado em: 12/01/2018

No mês de dezembro, foram 4.121 atendimentos prestados pelo SAMU 192 Regional CGR de Bragança.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 Regional CGR de Bragança divulgou dados estatísticos dos atendimentos prestados na sua área de abrangência e que atendem às urgências de natureza clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecologia–obstétrica, psiquiátrico e mortalidade.

Em Atibaia, foram 1046 atendimentos, 151 em Bom Jesus dos Perdões, 1439 em Bragança Paulista, 125 no município de Joanópolis, 210 em Nazaré Paulista, 157 em Pedra Bela, 314 em Pinhalzinho, 259 em Piracaia, 247 na cidade de Socorro, 70 em Tuiuti e 96 em Vargem. Dos mais de 4 mil atendimentos 35% são em Bragança Paulista.

Nas tabelas abaixo estão demonstradas as identificações dos tipos de chamadas recebidas em dezembro/2017:

Tabela Adulto/Regional

CIDADES

CLÍNICO ADULTO

GINECO –

OBSTÉTRICO

PSIQUIATRIA

CAUSAS EXTERNAS

NÃO

ESPECIFICADO

MORTALIDADE

TOTAL

ATIBAIA

583

59

76

180

42

17

957

BOM JESUS

80

24

12

23

4

1

144

BRAGANÇA PTA

793

51

95

284

47

18

1288

JOANÓPOLIS

55

14

4

29

6

2

110

NAZARÉ PTA

124

22

7

28

5

1

187

PEDRA BELA

87

4

6

17

4

2

120

PINHALZINHO

188

26

5

24

6

2

251

PIRACAIA

135

33

13

41

11

1

234

SOCORRO

143

8

15

59

5

5

235

TUIUTI

42

6

8

3

1

1

61

VARGEM

51

4

7

8

6

1

77

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL

2281

251

248

696

137

51

3664

 

62%

7%

7%

19%

4%

1%

100%

Fonte: SELECT/SAMU 192 CGR Bragança

Tabela Pediátrico/Regional

CIDADES

CLÍNICO PEDIÁTRICO

GINECO –

OBSTÉTRICO

PSIQUIATRIA

CAUSAS EXTERNAS

NÃO

ESPECIFICADO

MORTALIDADE

TOTAL

ATIBAIA

71

2

1

11

4

0

89

BOM JESUS

12

0

0

2

0

0

14

BRAGANÇA PTA

123

1

0

23

4

0

151

JOANÓPOLIS

11

0

0

4

0

0

15

NAZARÉ PTA

16

0

0

6

1

0

23

PEDRA BELA

33

0

0

4

0

0

37

PINHALZINHO

57

0

0

3

2

1

63

PIRACAIA

22

0

0

3

0

0

25

SOCORRO

8

0

0

3

1

0

12

TUIUTI

6

0

0

3

0

0

9

VARGEM

13

0

0

6

0

0

19

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL

372

3

1

68

12

1

457

 

81%

1%

0%

15%

3%

0%

100%

Fonte: SELECT/SAMU 192 CGR Bragança

Além dos atendimentos, a Central de Regulação 192 fornece informações, cadastra os trotes recebidos entre outros, como ligações particulares e telefonemas das equipes, em que é possível identificar e classificar os chamados recebidos pela Central.

Abaixo temos os registros obtidos no período de dezembro/2017 dos chamados recebidos pelos municípios, onde:

- Atendimento com envio de veículo caracteriza-se pelas ligações recebidas no qual após passarem por regulação médica gerou o acionamento do veículo (USA e USB) para atendimento no local da ocorrência.

- Atendimento sem envio de ambulância indica as ligações que passaram pela regulação médica, porém, que não geraram o envio de veículo do SAMU. Exclui-se destas as orientações, e incluímos as decisões médicas de procura de leitos, contato com regulação estadual e as solicitações de apoio aos Bombeiros e Polícia Militar.

- Orientação é definida por todas as ligações em que passaram por regulação médica e não houve necessidade de envio de veículo. São atendimentos que se concluem apenas com orientação ao usuário.

- Trotes.

- Ligação com equipe é definida pelas ligações recebidas das equipes das unidades de atendimento para regulação com o médico e/ou repasse de informações sobre a ocorrência.

- A particular é definida como ligações pessoais e urgentes para a equipe da Central de Regulação.

- E no item Outros são designados para as ligações que não geram atendimento médico e não se enquadram nas demais citadas acima. Por exemplo, a solicitação de informações sobre locais de saúde.

Tabela: Classificação dos chamados recebidos pelos municípios.

CIDADES

ATENDIMENTO C/ ENVIO DE VEÍCULO

ATENDIMENTO S/ ENVIO DE VEÍCULO

ORIENTAÇÃO

TROTES

LIGAÇÃO COM EQUIPE

PARTICULAR

OUTROS

TOTAL

ATIBAIA

619

337

41

21

970

230

49

2267

BOM JESUS

101

47

7

11

271

17

3

457

BRAGANÇA PTA

721

602

62

9

1599

720

54

3767

JOANÓPOLIS

79

36

3

17

233

59

7

434

NAZARÉ PTA

111

82

11

13

152

21

6

396

PEDRA BELA

62

85

7

5

213

37

3

412

PINHALZINHO

109

197

6

2

220

52

2

588

PIRACAIA

145

102

9

17

201

19

3

496

SOCORRO

170

61

6

15

120

39

10

421

TUIUTI

50

15

1

18

32

18

4

138

VARGEM

57

36

0

2

59

53

3

210

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL

2224

1600

153

130

4070

1265

144

9586

%

23%

17%

2%

1%

42%

13%

2%

100%

Fonte: SELECT/SAMU 192 CGR Bragança

Destaca-se das demais, ligação com equipe, que corresponde com 42% do total de chamados, isto se deve ao grande número de locais de sombra onde os rádios transmissores não funcionam, e qualquer tipo de contato das equipes de USA e USB nestes locais é realizado exclusivamente via telefone para o número 192 gratuito do SAMU. Também há uma recomendação por parte da Coordenação Regional, de quando tratar-se de regulação médica, que as equipes utilizem a linha 192 para falar com o médico regulador, já que todas as ligações são gravadas e isso oferece segurança à equipe quanto aos procedimentos a serem realizados através da tele-medicina.

Do número geral de ocorrências atendidas pela regional, os dias de maiores atendimentos em dezembro foram 23, 14 e 4, com 158, 150 e 149 atendimentos, respectivamente. De uma forma geral, o horário de maior pico para recebimentos de chamados é o período entre 12h01min e 18h00min, o que contabiliza 32% das chamadas.

A HUSF recebeu 623 casos de toda a Regional, sendo eles, 229 somente da cidade de Bragança Paulista; a Santa Casa de Bragança Paulista recebeu 348 casos de toda a Regional, sendo eles 266 de Bragança; a UPA – Vila Davi recebeu 666 casos, sendo 538 de Bragança Paulista.

Em Bragança Paulista o tempo médio total de regulação com envio de viatura (Corresponde ao tempo médio entre a entrada da ligação, definição do grau de urgência e recurso necessário para o atendimento pelo médico regulador, envio de recurso pelo rádio operador) é de 5’51’’. Já o tempo médio total de regulação em código 3 (vermelho), viaturas acionadas em código vermelho sejam Unidades de Suporte Avançado – USA ou Unidades de Suporte Básico – USB, é de 4’36’’.