Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais apresenta Programação de Ações e Metas para 2014

DST

A reunião realizada para a construção da Programação de Ações e Metas (PAM) de 2014 reuniu profissionais da saúde e alunos do curso de medicina do HUSF. O encontro ocorreu na manhã da última segunda-feira, dia 23, no auditório do Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade (CISEM) e contou com a presença da vice-prefeita, Professora Huguette.

Através da realização e aprovação da PAM, o município recebe um repasse de incentivo do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Na ocasião, foi apresentado um diagnóstico da situação do município na ocorrência de casos de HIV/Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), bem como ações que estão sendo realizadas, metas a serem atingidas e principais dificuldades enfrentadas pelo Programa. Baseado neste diagnóstico, foram definidas ações prioritárias para o próximo ano.

Ações de Prevenção

Segundo a coordenação do Programa, a situação em Bragança é muito semelhante à de municípios maiores, em relação ao HIV/AIDS e DST. Por isso o foco está na prevenção. O programa CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) oferece diariamente testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O teste é simples e rápido, após 15 minutos o resultado já está disponível. Neste ano, 1200 pessoas compareceram à unidade para realização do exame.

Outras ações ainda ocorrerão, como o projeto ‘Bela da Tarde’, que disponibiliza preservativos, gel, vacina de hepatite B, e testes nas boates e rodoviária antiga. Outros pontos visitados são locais de repouso de caminhoneiros e moto táxis, onde são oferecidos insumos de prevenção.

Em parceria com a Diretoria de Ensino, existe ainda o projeto ‘Galera se Liga’, voltado à prevenção junto aos Grêmios Estudantis de escolas estaduais.

Aos interessados, basta comparecer ao Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilici, no Lavapés, onde funciona o CTA, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h.

Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on FacebookEmail this to someone