Ação “Pop Cidadania” ofertará empregos e oportunidades para moradores em situação de rua

Em uma iniciativa para transformar vidas e oferecer perspectivas reais aos moradores em situação de rua, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), promoverá a “Ação Pop Cidadania", na Praça da Bíblia, no Lavapés, nos dias 29/11, 30/11 e 1/12, das 9h às 13h. A iniciativa se propõe a conscientizar moradores em situação de rua sobre políticas públicas, oferecendo orientação e, principalmente, oportunidades de emprego para auxiliá-los a superar os desafios da vida nas ruas.

O foco principal desta ação é não apenas fornecer ajuda momentânea, mas empoderar esses indivíduos por meio do acesso a empregos, abrindo caminhos para a autonomia e reintegração social. Durante a ação, serão oferecidos serviços essenciais, afima a SEMADS.

Confira os serviços que serão disponibilizados:

• O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) estará presente proporcionando oportunidades de emprego. A ideia é não apenas atender às necessidades imediatas, mas também criar perspectivas de longo prazo para essas pessoas;
  • Serão oferecidos serviços de saúde, como avaliação em saúde bucal, com distribuição de kits (escova e creme dental); teste rápido para HIV/Sífilis/Hepatite; encaminhamento para avaliação médica; acolhimento em comunidade terapêutica;
  • O Fundo Social de Solidariedade estará presente para oferecer serviços de cuidado pessoal, como corte de cabelo e barba;
  • Além disso, estarão presentes grupos de Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos, reconhecendo a importância do suporte mútuo na jornada para a recuperação.

A Prefeitura, alinhada com a campanha "Não dê dinheiro, dê oportunidade!", reforça a importância de não apenas oferecer recursos financeiros, mas de direcionar esforços para criar oportunidades reais de mudança. Para reportar situações de moradores em situação de rua e participar ativamente dessa causa, os cidadãos podem ligar para o número 153, que é o telefone da Guarda Civil Municipal (GCM), que irá direcionar o atendimento.

Para a SEMADS, é essencial que a comunidade se una nessa Ação Pop Cidadania, contribuindo para a construção de uma cidade mais inclusiva, onde cada residente tem a chance de alcançar seu pleno potencial. Ao fornecer orientação, benefícios e oportunidades tangíveis, a SEMADS está dando passos significativos em direção a um futuro mais promissor para todos.