“Acolhendo com Carinho” recebe 24 pessoas na primeira noite de funcionamento

A preocupação com a população é constante na Prefeitura de Bragança Paulista e com a chegada de forte frente fria esta semana, foi reativado o programa “Acolhendo com Carinho”, que oferece abrigo provisório às pessoas em situação de rua. O abrigo temporário fica no Ginásio Municipal de Esportes “Agostinho Ercolini”.

Na primeira noite de funcionamento, nesta terça-feira (17/05), foram acolhidas 24 pessoas. O Vice-Prefeito Prof. Amauri Sodré acompanhou o trabalho das equipes de servidores municipais. “Nada mais justo do que darmos conforto a essas pessoas. Aqui eles têm um local aquecido para dormir, um banho quente, roupas e cobertores, jantar e café da manhã. Também podem trazer seus animais. A Administração Municipal dará todo o suporte e acolhimento para que ninguém passe frio”.

Sandra Teixeira, Secretária de Ação e Desenvolvimento Social, também acompanhou a primeira noite e falou do trabalho deste ano. “Com essa frente fria inesperada, realizamos reunião, na qual recebemos pedido do Prefeito Jesus Chedid, do Vice-Prefeito Prof. Amauri Sodré e também do Deputado Estadual Edmir Chedid, que trouxe essa ideia inovadora para nós no ano passado. Começamos então o trabalho de acolhimento às pessoas mais vulneráveis um pouco mais cedo. Pedimos agora para que a população concentre suas doações de roupas e cobertores para o abrigo aqui no ginásio ‘Agostinho Ercolini’, para que possamos distribuir aos atendidos. Vamos manter esse trabalho o tempo que for necessário, para cuidar com qualidade dos que mais precisam”.

“A Administração Jesus Chedid e Amauri Sodré retoma este ano o abrigo no ginásio e a Guarda Civil Municipal dá todo o apoio na segurança. Acompanhamos as equipes de abordagem e fazemos a segurança no ginásio”, explicou o Secretário de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, que esteve na primeira noite de trabalho.

O Fundo Social de Solidariedade, sob a presidência de Francine Pereira, está realizando doações de roupas aos acolhidos. “Nós também estamos conversando com eles sobre oportunidades. E pedimos que a população continue contribuindo com a Campanha do Agasalho de 2022. Estamos recebendo ainda roupas para cachorros e ração de cão e gato para entregarmos aos pets dessas pessoas em situação de rua”, enfatizou Francine.

Diversas secretarias municipais participam da ação. A SEMADS é responsável pela organização da infraestrutura e operacional; o Fundo Social de Solidariedade está fazendo a doação de roupas. Participam ainda a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, por meio da Guarda Civil Municipal; a Secretaria Municipal de Saúde, com uma equipe de enfermagem; as Secretarias de Serviços e de Educação com o transporte e montagem das camas, que foram cedidas pela Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer, a qual cedeu ainda o ginásio. A Secretaria do Meio Ambiente está disponibilizando a ambulância do SAMUVET para apoio aos animais que acompanharem os abrigados.

No total, o ginásio está preparado para o atendimento de 50 pessoas, com alojamentos separados para homens e mulheres. O funcionamento é das 19h até as 8h, com jantar e café da manhã para os abrigados, além de banho. O Ginásio Municipal de Esportes “Agostinho Ercolini” fica na Av. São Vicente de Paula, no Jardim Recreio.

A Prefeitura de Bragança Paulista pede para que a população entre em contato pelo telefone (11) 99578-4869 (Abordagem Social) caso veja alguma pessoa dormindo na rua.

Abrigo está preparado para receber até 50 pessoas

O Vice-Prefeito Prof. Amauri Sodré esteve no abrigo na primeira noite de acolhimento