Encontro para debater abuso e exploração de crianças e adolescentes é realizado em Bragança Paulista

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), realizou nesta quarta-feira (18/05), um encontro para debater assuntos relacionados ao "Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e Adolescente". Neste ano, o tema da campanha é “Esquecer é permitir, lembrar é combater".

O encontro foi realizado na sede da SEMADS e contou com a presença de autoridades participando e comentando sobre o tema. Rosimara Barbosa representou o Deputado Estadual Edmir Chedid na ocasião.

“Nós temos que dar continuidade a nossa luta. A participação ativa de todas as entidades que aqui estiveram é de extrema importância. Através das políticas públicas direcionadas pela Administração Jesus Chedid e Amauri Sodré estamos tendo um controle e um combate muito grande, mas, ainda falta muito mais”, ressaltou a Secretária Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Sandra Teixeira.

A Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Simone Bueno, explicou sobre a importância do evento. “A ideia foi promovida para que as entidades conheçam o trabalho do executivo e vice-versa, no intuito de uma conjunção para dias melhores, partindo de uma prevenção eficaz para o combate da violência sexual contra crianças e adolescentes”, comentou Simone.

O dia 18 de maio é lembrado de forma destacada, já que no mesmo dia do ano de 1973, no município de Vitória, no Espírito Santo, a menina Araceli, de 8 anos na época, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada em um crime bárbaro que chocou a população, sendo assim o assunto é debatido em todo o território nacional.

Em Bragança Paulista, foram criadas cartilhas, cartazes e flyers para divulgação, com a distribuição destes informativos nas escolas e em grupos de acesso e concentração de crianças, adolescentes e jovens. O trabalho conta com o apoio e realização do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.  

O objetivo da campanha é sensibilizar, informar, mobilizar e convidar toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e dos adolescentes. Esta data é para reflexão e discussão quanto às ações de prevenção e combate à exploração sexual.

Mais informações sobre o assunto, podem ser obtidas pelos telefones: (11) 4033-7568 - Conselho Tutelar; (11) 4603-1549 - CREAS; ou no Disque 100. Esses telefones podem ser utilizados para que a população denuncie algum tipo de abuso, lembrando que a denúncia pode ser feita de forma anônima.

18.05.2022 Encontro para debater abuso e exploração de crianças e adolescentes é realizado em Br (3)

18.05.2022 Encontro para debater abuso e exploração de crianças e adolescentes é realizado em Br (4)