CIPA conclui Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho 2022

Entre os dias 20 e 24 de junho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA), com o apoio do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), da Prefeitura de Bragança Paulista, realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (SIPAT) 2022.

O evento que é anual, desta vez abordou a temática “SIPAT - Você precisa fazer sua parte! Colaborador consciente evita acidente”. Este ano, as palestras foram realizadas por meio de plataformas virtuais e uma delas presencialmente, contando com grande adesão dos servidores municipais. Todos os dias, ao final de cada palestra aconteceram sorteios de brindes oferecidos por empresas do município e parceiros do SESMT.

Abrindo a semana, na segunda-feira (20/06), aconteceu a Palestra “Ergonomia LER/DORT”, com a equipe de Fisioterapia da Universidade São Francisco (USF). Na terça-feira (21/06), foi realizada a palestra com o tema “Assédio Moral”, ministrada pela Dra. Karina Panuncio Batista de Oliveira, Advogada (mediadora, conciliadora e assessora jurídica).

Na quarta-feira (22/06), excepcionalmente, a palestra aconteceu presencialmente no Centro de Operações Integradas (COI). Sob o tema “Prevenção de Riscos”, com o palestrante Geovani Gato, representante da empresa Willtec, o evento contou com a participação de cerca de 200 servidores da Secretaria Municipal de Serviços.

Na quinta-feira (23/06), a palestra abordou a temática “Segurança no Trânsito e Direção Defensiva”, com a Chefe da Divisão de Planejamento, Projetos e Educação de Trânsito, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Rogéria Gonçalves. Encerrando a SIPAT, foi realizada a palestra “Saúde Emocional”, ministrada pela Presidente da Associação Projeto Equilíbrio, Rubia Carvalho Souza de Pina.

O Prefeito Prof. Amauri Sodré prestigiou a abertura e o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho e aproveitou o ensejo para agradecer a significativa participação dos servidores municipais em um evento essencial para o desenvolvimento das atividades e ações dos profissionais que trabalham para a municipalidade.

A SIPAT é uma semana de palestras que visa divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. O SESMT é uma equipe multidisciplinar formada por profissionais especializados em saúde e segurança ocupacional. A CIPA é uma comissão, obrigatória por lei, formada por servidores de diversas secretarias, sendo eleitos e indicados, que atuam na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

24.06.2022 CIPA conclui Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho 2022 (1)24.06.2022 CIPA conclui Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho 2022 (5)