Novos membros da CIPA participam de curso de formação realizado pelo SESMT

Nos dias 19 e 20 de setembro, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), ministrou o curso de formação para membros da CIPA, com os temas: NRs (Normas Regulamentadoras), riscos ambientais, acidentes do trabalho, legislação, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e assédio, conforme previsto na Lei Nº 14.457/2022, que estabelece diretrizes para prevenção e combate ao assédio no ambiente de trabalho.
Também foi realizada a reunião de Instalação e Posse dos membros da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio, gestão 2023/2024.
A CIPA é formada por 22 servidores municipais, sendo 11 (onze) indicados (representantes do Empregador) e 11 (onze) eleitos (representantes dos Empregados), dos quais 6 são titulares e 5 são suplentes, de cada lado.
A principal atribuição da CIPA é trabalhar para prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, buscando harmonizar o trabalho com a preservação da vida e saúde dos trabalhadores.
A CIPA é uma comissão que auxilia o SESMT. A diferença entre esses dois órgãos internos consiste no fato de que o SESMT é composto exclusivamente por profissionais especialistas em segurança e saúde do trabalho, enquanto a CIPA é uma comissão constituída por servidores de várias funções, das diversas secretarias municipais.