Procon Municipal orienta sobre a Black Friday

A Black Friday é um evento comercial que marca o início das compras natalinas em todo o mundo. Celebrada tradicionalmente todo ano na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday é realizada em estabelecimentos comerciais, que promovem grandes promoções e descontos em um único dia.

O evento acontece dia 26 de novembro (sexta-feira), e o Procon de Bragança Paulista orienta quais os deveres para que a data não traga problemas para o consumidor.

Obter informações sobre a loja ou empresa na qual o consumidor pretende comprar na Black Friday é o primeiro passo para não cair em golpes. Em casos de compras online, é importante ficar atento no site se são informados os dados da empresa – como endereço físico, telefone, e-mail, CNPJ e nome. Também é recomendável consultar o CNPJ da empresa no site da Receita Federal http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp para verificar a data da criação e a situação da empresa, além de outros dados.

O site do Procon-SP disponibiliza uma lista de sites de empresas que são más fornecedoras; veja aqui https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

O Procon reforça que o consumidor deve valorizar o seu dinheiro, refletir antes das suas compras e ficar atento aos cuidados necessários para evitar dor de cabeça.

Em caso de dúvidas, o Procon de Bragança Paulista atende nos telefones (11) 4034-7049 ou (011) 4034-7084, além do e-mail ([email protected]).

 

Orientação para os lojistas

O Procon de Bragança Paulista orienta ainda que, os fornecedores devem organizar filas com distanciamento social sem causar aglomeração devido a pandemia causada pelo coronavírus; não realizar filas de passeio; em caso de filas, o Procon sugere a distribuição de senhas aos consumidores.