Procon orienta consumidores sobre a Black Friday

O Procon de Bragança Paulista destaca os deveres dos consumidores visando evitar problemas durante a Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (24/11) e já movimenta empresas com ofertas, especialmente nas compras online.

A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo, lançou uma série de cinco vídeos com dicas para a Black Friday 2023, disponíveis em seu canal no YouTube e nas redes sociais. Além disso, na seção de registro de reclamações em seu site, foi criado um "selo" específico para facilitar o registro de possíveis reclamações durante esse período de intensas atividades comerciais.

A iniciativa tem como objetivo auxiliar os consumidores que desejam participar do evento a realizar compras seguras, evitando falsos descontos e a armadilha de compras por impulso.

Ações Preventivas

Para evitar problemas como descumprimento de ofertas ou maquiagem de descontos, o Procon-SP reuniu-se com diversos fornecedores, para conhecer as propostas a serem desenvolvidas durante a Black Friday e, de forma antecipada, oferecer uma análise sobre eventuais pontos de infração ao Código de Defesa do Consumidor.

Orientações ao Consumidor

O consumidor deve analisar, durante a promoção, as condições de pagamento oferecidas, as taxas de juros cobradas e os prazos para quitação; é fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento.

Antes de comprar é importante verificar se o perfil ou o site possui reclamações (se não houver comentários, desconfie); também é recomendável ter cuidado com preços baixos demais, que podem ser uma armadilha. Dar preferência a fornecedores que informem canais de atendimento, CNPJ e endereço físico.

O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor; não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens, sem antes checar no canal oficial do fornecedor se aquela forma de contato está correta. Observar atentamente os dados da empresa em boletos, a titularidade de contas para depósito e outras informações, também ajudam o consumidor a identificar possíveis fraudes.

O PROCON Municipal orienta os consumidores que se sentirem lesados a buscar atendimento para registrar reclamações. O atendimento ao público ocorre de segunda a quinta-feira, mediante agendamento que pode ser feito pelo telefone (11) 4034-7100 ou na recepção do Setor Agiliza.