Prefeitura se reúne com veículos de imprensa no Lago do Orfeu e esclarece principais dúvidas sobre obra no local

Na manhã desta terça-feira (31/08), a Prefeitura de Bragança Paulista, representada pelos Secretários Municipais André Monteiro (Obras), Nádia Zacharczuk (Meio Ambiente), Tiago Lopes (Assuntos Jurídicos) e Thiago Morais (Comunicação Social), realizou uma coletiva de imprensa com integrantes dos principais veículos de comunicação do município, no Lago do Orfeu.

Objetivando realizar todos os trabalhos com excelência e toda transparência necessária para população, os Secretários Municipais explanaram detalhes sobre as intervenções que vêm sendo realizadas no local, bem como o que ainda será feito, sobretudo com as devidas autorizações legais para execução de tal obra.

Desde 2019, a Prefeitura vem desenvolvendo levantamentos e pesquisas, bem como promovendo ações voltadas à prevenção e combate às enchentes no município. Após os estudos, no Lago do Orfeu foram identificados problemas estruturais, que poderiam acarretar em transtornos futuros como o estouro da barragem do lago, o qual consequentemente causaria a queda de árvores e enchentes em residências nas proximidades. Diante da situação, foram elaborados projetos e a Prefeitura de Bragança Paulista realizou todas as medidas para iniciar os serviços no local.

Com caráter emergencial, a obra tem como objetivo a recomposição da barragem do Lago do Orfeu. Para execução dos trabalhos, algumas intervenções se fazem necessárias, como a remoção de algumas espécies arbóreas existentes no local, que por sua vez serão recompensadas com o plantio de 1.868 árvores.

“O nosso principal objetivo é fazer a obra causando o mínimo impacto possível. Há fatores de risco que temos que levar em consideração, portanto, também estamos visando a segurança e a integridade da comunidade local”, explicou o Secretário Municipal de Obras, André Monteiro, durante a coletiva.

A Prefeitura vem trabalhando com as devidas autorizações legais para as atividades no local. Mesmo em ritmo mais reduzido, os trabalhos não foram paralisados, como salienta o Secretário de Assuntos Jurídicos, Tiago Lopes. “A Administração tem buscado cumprir todas as determinações judiciais ou qualquer outra medida implementada. O município sempre que necessário apresentará seus esclarecimentos e justificativas. Por ser uma obra de caráter emergencial, os trabalhos seguem sendo realizados dentro das necessidades”, disse.

Durante a coletiva, os Secretários conduziram os profissionais de imprensa pela obra, apresentando todos os procedimentos que já foram realizados e o que ainda será feito.  Ao final da explanação, os jornalistas tiveram a oportunidade de esclarecer suas principais dúvidas através de perguntas objetivas.