Bate-papo de cinema Pontos MIS deste sábado exibe o clássico Nanook, o esquimó, precursor do gênero documentário

Em parceria com a Prefeitura de Bragança Paulista, o Pontos MIS, programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som, equipamento cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, exibe neste sábado (13), às 16h, em sessão de cinema online, Nanook, o esquimó.

Esta edição do bate-papo de cinema celebra os 98 anos do primeiro documentário de longa-metragem produzido no mundo, Nanook, o esquimó. O filme será exibido gratuitamente, mediante inscrição prévia por meio deste link (https://cutt.ly/My1NfsH), a partir de quinta-feira (11), às 11h.

Para discutir sobre o documentário, acontece, às 18h, no canal do Youtube do MIS, um bate-papo ao vivo com o professor e crítico de cinema Cássio Starling e com a documentarista Daniela Gonçalves.

Sinopse

No primeiro documentário de longa-metragem produzido no mundo, o diretor Robert Flaherty registra a vida e as relações dos inuit, indígenas esquimós, por meio de Nanook e sua família.

A preocupação do filme é enfatizar os costumes tradicionais dos esquimós de Port Huron, perto da Baía de Hudson, no Canadá. Robert Flaherty introduziu inovações cinematográficas e um olhar sob as culturas tradicionais que influenciou de maneira decisiva o gênero documentário de caráter antropológico, abrindo espaço para refletir sobre ficção/realidade, encenação, entre outros temas.

Classificação indicativa: livre.

Além da sessão digital de cinema, o MIS promove diversos conteúdos em suas plataformas digitais. Diariamente, no canal da instituição no YouTube, o Museu apresenta conteúdos de seu acervo e programações que já aconteciam no local como o #CineCiência e o Ciclo de Cinema e Psicanálise.

O público também pode conferir novas programações como o Cinema de Acervo, mostra semanal inédita com uma seleção de filmes brasileiros que integram o Acervo do MIS, rever os conteúdos do Bate-papo de Cinema Pontos MIS e escutar o podcast Isso só acontece em novela.

A organização disponibiliza, semanalmente, o podcast no perfil do MIS no Spotify (https://cutt.ly/oy1N3vK). A cada episódio, os especialistas analisam cronologicamente as telenovelas mais populares no país e seu impacto na sociedade e no cenário audiovisual do país.

Nesta semana, o pesquisador e roteirista Lucas Martins Néia e o jornalista e crítico Raphael Scire analisam A telenovela na década de 2010: Avenida Brasil, Os Dez Mandamentos e A Dona do Pedaço.

Confira a programação:

11.06 (quinta-feira), às 17h, Podcast Isso só acontece em novela – Episódio 7

11.06 (quinta-feira), às 20h, Mostra Cinema de Acervo – Animação em Super 8

12.06 (sexta-feira), às 20h, Musicais no cinema – Claudia Raia

14.06 (domingo), às 17h, Lendo imagens – Sylvia Sanchez.