Lançamento do livro “Do erro à graça” acontece neste sábado (25/11) na sede da ASES

No dia 25 de novembro (sábado), a partir das 16h, a sede da Associação de Escritores de Bragança Paulista (ASES) recebe o lançamento do livro “Do erro à graça - a sobrevida da cultura clássica e da tradicional medieval em Corpo de Baile, de Guimarães Rosa”, da escritora Clarissa Marchelli.

Às 17h, a autora realizará uma palestra que, rastreando o vocábulo erro nas sete narrativas que compõe a coletânea Corpo de Baile, Clarissa intui uma unidade para o conjunto a partir da simbologia dos sete pecados capitais, descritos na Divina Comédia, de Dante Alighieri.

Para tanto, Clarissa demonstra como os trechos do filósofo Plotino, epígrafes das narrativas, intensificam o tom místico da obra rosiana, ao operarem uma ascese erótica em cada um dos sete protagonistas.

Sobre a autora

Clarissa Marchelli é formada em Letras, com mestrado e doutorado em Teoria Literária. A autora estuda a obra de João Guimarães Rosa há anos, sem nunca perder o frescor da primeira leitura.

Bragantina, Clarissa desenvolveu sua pesquisa entre Rio de Janeiro, Campinas e Bragança Paulista, entre os anos 2016 e 2021. O resultado está no livro que será lançado no próximo dia 25.

Serviço

Lançamento do livro - Do erro à graça - a sobrevida da cultura clássica e da tradicional medieval em Corpo de Baile, de Guimarães Rosa”

Data: 25 de novembro de 2023

Horário: a partir das 16h

Local: Associação de Escritores de Bragança Paulista (ASES) - R. Cel. Leme, 35 - Centro)

Entrada gratuita