Lazer e mobilidade: Bragança Paulista ganha praça turística e terminal rodoviário

A população de Bragança Paulista conta agora com mais uma área de lazer e terminal rodoviário. As obras de construção da Praça da Poesia Poeta Oswaldo de Camargo e Terminal Urbano Turístico Manuel José Rodrigues foram entregues neste sábado (04/12) à população. As obras fazem parte da expansão da malha viária e criação de mais uma área de lazer.

Na ocasião, o Prefeito Municipal celebrou mais uma conquista para Bragança Paulista. “Essa praça é uma grande conquista para a nossa cidade. Ela leva o nome de um grande poeta bragantino, o Oswaldo de Camargo, e do Manuel José Rodrigues, que praticamente doou este terreno à Prefeitura. Também é uma homenagem à família do Levy Suppioni, que doou, por R$1, parte do terreno. A Praça da Poesia Poeta Oswaldo de Camargo e o Terminal Urbano Turístico Manuel José Rodrigues são um mais um presente à população”, disse o Prefeito durante a solenidade.

As obras nos espaços são fundamentais para elevar a qualidade de vida dos bragantinos e honrar a história de personagens que elevam o nome de Bragança Paulista a um nível de prestígio e satisfação.

Para a Secretaria de Cultura e Turismo foi muito emocionante entregar mais uma obra na área cultural e turística. Bragança Paulista respira cultura e está caminhando para um futuro muito promissor em ambos os setores.

Atividades culturais

Ao longo do dia, a população conheceu e prestigiou o trabalho de grandes artistas do cenário cultural local como a Associação de Escritores de Bragança Paulista (ASES), Trovadores, Academia Bragantina de Letras (ABL), Coletivo 1 MULHERporM2, Cia. Malungos do Baque e a Orquestra Jovem de Bragança Paulista.

As atividades do dia iniciaram com o lançamento do livro “Bragança Paulista – Praça da Poesia” e tarde de autógrafo com o autor do livro e um dos homenageados da noite, o escritor Oswaldo de Camargo, e apresentação do grupo de maracatu “Cia. Malungos do Baque”. Além disso, o evento contou com a presença de uma estátua viva homenageando o poeta.

06.12.2021 Bragança Paulista ganha praça turística e terminal rodoviário (8)

Paralelo a isso, os munícipes também puderam conhecer e enaltecer o trabalho dos escritores da Associação de Escritores de Bragança Paulista (ASES), Trovadores e da Academia Bragantina de Letras (ABL) através da distribuição de livros escritos por membros das entidades.

A arte também esteve presente com a exposição “Pontos de Fuga”, do Coletivo 1 MULHERporM2. A mostra, com curadoria de Lucrécia Couso, expõe as obras das artistas Adriana Bertini, Ana Roberta Lima, Bia Parreiras, Cami Onuki, Carla Venusa, Fernanda Klee, Fulvia Molina, Iara Venanzi, Karen Caetano, Laura Corrêa, Lucrécia Couso, Lynn Carone, Melissa Haidar, Paula Marina e Tina Leme Scott, que usaram técnicas multimídia, pintura, fotografia, colagem e gravura para criar os trabalhos.

A música invadiu a praça com a apresentação da Orquestra Jovem de Bragança Paulista, regida pelo Maestro João Fernando Paluan e coordenação da Maestrina Zoe Clare Ramsden. E para encerrar o dia, o músico Projota subiu ao palco para agitar a noite do público presente. O músico cantou diversos sucessos de sua carreira como “Ela só quer paz”, “Muleque de vila”, “Rezadeira”, “Homem que não tinha nada”, “Cobertor”, entre outros.

06.12.2021 Bragança Paulista ganha praça turística e terminal rodoviário (9)

Durante todo o evento, profissionais da saúde e colaboradores do Fundo Social de Solidariedade realizaram serviços de combate ao Coronavírus com a entrega de álcool em gel e máscaras. Além da entrega dos itens, o local contou com faixas com orientações sobre a Covid-19.

Homenagens

Em uma belíssima homenagem a duas personalidades que marcaram a história da cidade através de inúmeros feitos, a Praça da Poesia leva o nome de “Praça da Poesia Poeta Oswaldo de Camargo”, poeta, escritor e ativista do movimento negro. Já o terminal foi denominado “Terminal Urbano Turístico Manuel José Rodrigues”, dono do terreno onde está localizado o terminal.

IMG_0057

Com muita emoção, Oswaldo de Camargo comemorou a honraria realizada pela Prefeitura de Bragança Paulista. “Eu estou muito grato e honrado, é a primeira vez que um fato dessa grandeza e importância acontece na minha vida. Bragança está inserida na minha vida desde sempre, eu não seria o escritor que eu sou sem essa cidade. Bragança está sendo um exemplo magnífico para outras cidades que pretendem trazer a igualdade, democracia e o resgate dos nomes dos anônimos pretos, mulatos e analfabetos. Eu me sinto muito feliz por representar essa gente.”

José Luiz Creado Rodrigues, filho do homenageado, agradece e comemora a homenagem. “Hoje é um dia de muita alegria e reconhecimento para a nossa família. Agradecemos à Administração Municipal por esse reconhecimento, tenho certeza que o meu pai está muito feliz. O terminal está maravilhoso.”

As reformas realizadas com o suporte da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), contam com paisagismo, iluminação, bancos em formato de livros com poemas de escritores locais, pontos de ônibus cobertos, banheiros, lanchonete e banca de jornal.

A praça é uma homenagem à Bragança Paulista, também conhecida como Cidade Poesia, além de complementar o Complexo Turístico da região, integrando o Lago do Taboão, Praça Nove de Julho e a Praça da Poesia Poeta Oswaldo de Camargo.

06.12.2021 Bragança Paulista ganha praça turística e terminal rodoviário (5)