Mês da diversidade LGBTQIAPN+ de Bragança Paulista atrai milhares de participantes

O mês de novembro em Bragança Paulista foi marcado por diversas iniciativas voltadas ao movimento LGBTQIAPN+ com objetivo de debater sobre políticas públicas e aumentar a conscientização sobre as questões enfrentadas pela comunidade, como também celebrar a diversidade.

Para dar inícios as ações da semana, no dia 21 de novembro o Teatro Carlos Gomes foi palco da abertura da XVIII Semana da Diversidade. O primeiro dia de evento contou com a presença da Coordenadora do Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais, Mariana Quilici, apresentando os serviços oferecidos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Ternacci Ponciano, jornalista, pesquisadora e responsável pelo Coletivo Pajubá, falando sobre Diversidade sexual e de gênero, e a Dra. Maria Cristina Zago, graduada e pós-graduada pela PUC CAMPINAS, com ênfase em Psicoterapia de Grupo, explicando sobre as patologias causadas pelo preconceito sofrido por LGBTQIAPN+ e os desafios para continuarem existindo e de fato se posicionando no mundo.

Já na quarta-feira (22/11), o teatro recebeu o 2º Sarau da Diversidade de Bragança Paulista. Com a presença de centenas de artistas apresentando a arte em suas diversas formas, o sarau proporcionou um ambiente acolhedor e respeitoso, no qual as pessoas se sentiram livres para expressar quem são.

A noite de quinta-feira (23/11), foi palco de um treinamento de peso destinado a diretores, gestores e RH de empresas com grandes nomes do mercado corporativo com o Dr. Marcelo Gallego, atual Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Jabaquara, e Micaela Fajuri Ferraz, profissional de comunicação, praticante de psicanálise e diretora de conteúdo na TalentComms.

O penúltimo dia de evento foi recheado de emoção e conversas transformadoras com a palestra “Aceitar é possível: uma reflexão sobre acolher quem somos”, com Michele Ito, com o bate-papo “ONG mães pela Diversidade”, com Regiane Tomiyasu, e encerrando com uma roda de conversa sobre as necessidades encontradas para o atendimento da população LGBT+.

A XVIII Semana da Diversidade finalizou em grande estilo com a XV Parada LGBTQIAPN+. Centenas de pessoas foram às ruas de Bragança Paulista para reafirmar o compromisso com a luta contra qualquer tipo de discriminação, promover a visibilidade e celebrar a diversidade.

Para animar a festividade, o evento contou com o show da DJ Ruth Dalps e do DJ Paulo Pringles, além das performances drag com Fran Macedo, Raphaela Fontineli e Mia Minogue.

No decorrer do evento, a Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais, realizou a distribuição de 2.304 unidades de preservativos, bem como cartilhas sobre a Profilaxia Pré-exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-exposição (PEP).

 

21.11.2023 Abertura oficial XVIII Semana da Diversidade (2) 21.11.2023 Abertura oficial XVIII Semana da Diversidade (22) 22.11.2023 2º Sarau da Diversidade (17) 22.11.2023 2º Sarau da Diversidade (52) 22.11.2023 2º Sarau da Diversidade (66) 24.11.2023 Bate-papo com a comunidade LGBT (2) 24.11.2023 Bate-papo com a comunidade LGBT (17) 24.11.2023 Bate-papo com a comunidade LGBT (21) 26.11.2023 XV Parada LGBT (12) 26.11.2023 XV Parada LGBT (16)