Mês da diversidade LGBTQIAPN+ de Bragança Paulista atrai milhares de participantes

O mês de novembro em Bragança Paulista foi marcado por diversas iniciativas voltadas ao movimento LGBTQIAPN+ com objetivo de debater sobre políticas públicas e aumentar a conscientização sobre as questões enfrentadas pela comunidade, como também celebrar a diversidade.

Para dar inícios as ações da semana, no dia 21 de novembro o Teatro Carlos Gomes foi palco da abertura da XVIII Semana da Diversidade. O primeiro dia de evento contou com a presença da Coordenadora do Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais, Mariana Quilici, apresentando os serviços oferecidos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Ternacci Ponciano, jornalista, pesquisadora e responsável pelo Coletivo Pajubá, falando sobre Diversidade sexual e de gênero, e a Dra. Maria Cristina Zago, graduada e pós-graduada pela PUC CAMPINAS, com ênfase em Psicoterapia de Grupo, explicando sobre as patologias causadas pelo preconceito sofrido por LGBTQIAPN+ e os desafios para continuarem existindo e de fato se posicionando no mundo.

Já na quarta-feira (22/11), o teatro recebeu o 2º Sarau da Diversidade de Bragança Paulista. Com a presença de centenas de artistas apresentando a arte em suas diversas formas, o sarau proporcionou um ambiente acolhedor e respeitoso, no qual as pessoas se sentiram livres para expressar quem são.

A noite de quinta-feira (23/11), foi palco de um treinamento de peso destinado a diretores, gestores e RH de empresas com grandes nomes do mercado corporativo com o Dr. Marcelo Gallego, atual Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Jabaquara, e Micaela Fajuri Ferraz, profissional de comunicação, praticante de psicanálise e diretora de conteúdo na TalentComms.

O penúltimo dia de evento foi recheado de emoção e conversas transformadoras com a palestra “Aceitar é possível: uma reflexão sobre acolher quem somos”, com Michele Ito, com o bate-papo “ONG mães pela Diversidade”, com Regiane Tomiyasu, e encerrando com uma roda de conversa sobre as necessidades encontradas para o atendimento da população LGBT+.

A XVIII Semana da Diversidade finalizou em grande estilo com a XV Parada LGBTQIAPN+. Centenas de pessoas foram às ruas de Bragança Paulista para reafirmar o compromisso com a luta contra qualquer tipo de discriminação, promover a visibilidade e celebrar a diversidade.

Para animar a festividade, o evento contou com o show da DJ Ruth Dalps e do DJ Paulo Pringles, além das performances drag com Fran Macedo, Raphaela Fontineli e Mia Minogue.

No decorrer do evento, a Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais, realizou a distribuição de 2.304 unidades de preservativos, bem como cartilhas sobre a Profilaxia Pré-exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-exposição (PEP).