O grande ditador, de Chaplin, ganha debate neste sábado no Bate-papo de cinema Pontos MIS

Realizado semanalmente pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Bragança Paulista, o programa de difusão cultural Pontos MIS exibe neste sábado (09), às 15h30, o filme O grande ditador.

Nesta edição, o clássico estadunidense dirigido e estrelado por Charlie Chaplin em 1940 aborda a onda de nazi-fascismo e antissemitismo à época, pelo olhar de um barbeiro judeu.

Após a sessão digital do filme, às 18h, acontece o bate-papo ao vivo com o público no canal do museu no YouTube, com mediação de Eduardo Bordinhon, artista e professor, e participação especial de Luís Antonio Coelho Ferla, professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo e do crítico e professor de cinema, Cássio Starling. Para assistir ao bate-papo acesse: https://bit.ly/2W56zFK

Inscrições

Para assistir ao filme é necessário que o interessado(a) preencha o formulário online para se inscrever na sessão https://bit.ly/3c5N8lW. O acesso à sala de exibição é limitado. Os inscritos receberão o link para assistir ao filme online através do e-mail cadastrado. O projeto é gratuito e integra a campanha #misemcasa.

Sinopse

O longa propõe uma crítica à Hitler, ao nazismo e seu contexto histórico por meio da comédia dramática intrínseca ao personagem Carlitos. O filme apresenta Carlitos como um barbeiro judeu que é convocado a prestar serviços militares durante a I Guerra Mundial. Durante a guerra, Carlitos sofre um acidente de avião e acaba em um hospital onde perde a memória. Sua nação, Tomânia, perde a guerra e um novo sistema político começa a vigorar no país liderado pelo ditador Hynkel. Carlitos, ao se recuperar do acidente, percebe que está alheio aos recentes acontecimentos de seu país. Por conta da semelhança entre o barbeiro Carlitos e Hynkel, são confundidos e cada um assume a vida do outro, peripécia que permeia todo o filme determinando suas situações engraçadas e questionadoras.

Classificação indicativa: 12 anos