Prefeitura entrega reforma e restauro no Museu Municipal Oswaldo Russomano

Entrega reforma e restauro no Museu Municipal Oswaldo Russomano (3)

Considerando o valor histórico e cultural do local e o compromisso com a manutenção dos equipamentos culturais públicos, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, entregou nesta sexta-feira (26/06), a reforma e restauro do Museu Municipal Oswaldo Russomano.

Após anos sem receber melhorias, o prédio, que abriga um acervo com 3.000 itens históricos, é berço de uma intensa evolução cultural e tecnológica local, evidenciando características de períodos de grande relevância para a história nacional como a época imperial, a escravidão, a Revolução Constitucionalista de 32.

O espaço passou por inúmeros reparos como a restauração da pintura interna e externa, reparo na parte estrutural e hidráulica, substituição da rede elétrica e do telhado, adequação do espaço para Portadores de Necessidades Especiais (PNE’s) e de pessoas com mobilidade reduzida, sinalização em placa tátil (braile), instalação de novas calhas e condutores para a coleta de águas pluviais, bem como infraestrutura elétrica para implementação de mostras interativas e digitais.

Durante o processo de reforma e restauro, a empresa responsável pela execução da obra restaurou e tratou diversos materiais originais da construção como as janelas históricas, mantendo o desenho atual do prédio, além da instalação de luzes de LED na fachada e no interior do prédio.

A área externa do prédio e o salão de exposições receberam melhorias, dentre elas estão paisagismo, rampa de acesso com corrimão, cascata de água e pergolado, tais mudanças ocorreram com o intuito de melhorar o espaço para receber eventos públicos e privados.

A reforma e restauro do espaço foi executada pela empresa TD Construções, Redes e Instalações de Gás EIRELI com recurso oriundo do contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF), pelo programa FINISA – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – Modalidade Apoio Financeiro.

Através de pronunciamento virtual, o Prefeito Municipal comemorou a entrega de mais uma obra de alta complexidade na área da cultura e reforçou que foram restaurados o telhado, janelas, a pintura original do prédio, piso, entre outras falhas que comprometiam o funcionamento do museu.

Na ocasião, o Deputado Estadual Edmir Chedid celebrou sua participação em mais uma obra na área cultural. “Venho aqui e fico emocionado vendo toda a reforma e restauro que foi feito para preservamos a história de Bragança Paulista. Quero parabenizar a todos que contribuíram para que o sonho da reforma e restauro do museu fosse concluído com sucesso. ”

A Secretaria de Cultura e Turismo informou que a obra foi um ato de afeto, pois há muito mais que história dentro, há o carinho dos funcionários que trabalham diariamente para manter o espaço ativo e que, graças ao empenho da Prefeitura e dos funcionários, principalmente os alocados no museu, a cidade está munida de estruturas e a cultura local tende a crescer.

Cabe ressaltar que a Prefeitura respeitou todas as medidas de enfrentamento e prevenção do novo Coronavírus (COVID-19), limitando o número de pessoas presentes no local e disponibilizando máscaras descartáveis e álcool em gel. O Museu Municipal Oswaldo Russomano, bem como outros equipamentos culturais públicos, segue com suas atividades suspensas devido a pandemia da COVID-19.

Entrega reforma e restauro no Museu Municipal Oswaldo Russomano (1)