Governo do Estado e Prefeitura entregam oficialmente as obras de reforma do Mercado Municipal e do Parque Ecológico Tanque do Moinho

Na manhã desta sexta-feira (04/11), o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Bragança Paulista realizaram a entrega oficial pelo Estado das obras de reforma e revitalização do Mercado Municipal “Waldemar de Toledo Funck” e a implantação de Parque Ecológico e Recuperação de Área de Preservação Permanente do Lago no Bairro Tanque do Moinho.

A solenidade aconteceu no Mercado Municipal “Waldemar de Toledo Funck” com a presença do Prefeito Prof. Amauri Sodré; do Secretário Executivo da Justiça e Cidadania, Luis Orsatti Filho; da Presidente da Câmara Municipal, Gislene Bueno; dos Vereadores Natanael Ananias e Fabiana Alessandri; do Secretário Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, Aniz Abib Júnior; a Secretária em Exercício do Meio Ambiente, Carolina Mastrorosa Mourão; do filho do patrono do Mercado Municipal “Waldemar de Toledo Funck”, Zezé Funck; do Presidente do ECOA, Elias Gomes; da Fundadora e Gestora do ECOA, Eledi Gonçalves; Secretários Municipais e Representantes da Imprensa.

As obras foram realizadas com recursos do Fundo de Interesses Difusos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (FID), com contrapartida da Prefeitura.

O Secretário Executivo da Justiça e Cidadania, Luis Orsatti Filho destacou a importância das obras. “O Mercado Municipal é um prédio histórico que recebeu obras fundamentais para o bom serviço à população. O Parque Ecológico tem grande relevância não só ecológica, mas também social, com o projeto do ECOA. São parcerias bem executadas que renderam as grandes obras”.

Orsatti ainda comentou que já existe novo edital para verbas do FID. “São R$ 240 milhões e Bragança Paulista foi uma das cidades que já apresentou projeto. Vamos avaliar tecnicamente as propostas e no início de 2023 devem ser assinados os convênios novos”, completou.

“É uma honra receber em nossa cidade o Secretário Executivo, que representa o Secretário de Estado de Justiça e Cidadania, além de vir em nome do Governador Rodrigo Garcia. E já aproveitamos para solicitar novos convênios”, destacou o Prefeito Prof. Amauri Sodré.

Após a solenidade no Mercado Municipal, aconteceu encontro no Gabinete do Prefeito, com a presença de Secretários Municipais e Vereadores. Em seguida, foi realizada visita ao Parque Ecológico do Tanque do Moinho e ao prédio onde o ECOA desenvolve as atividades socioambientais.

O Prefeito Prof. Amauri Sodré aproveitou a ocasião para entregar ofício nas mãos do Secretário Executivo para que o prédio onde funcionava a Fundação Casa de Bragança Paulista passe para o município. “O prédio está sem uso e seria de grande importância para nossa cidade. O pedido será analisado e esperamos receber esse prédio para desenvolver projetos sociais”, ressaltou Prof. Amauri.

MERCADO MUNICIPAL

O Mercado Municipal “Waldemar Toledo Funck”, o tradicional Mercadão do Centro, recebeu obras de reforma e revitalização. O local recebeu um elevador de acessibilidade, serviços de instalação de forro em fibra mineral, instalação de luminárias em LED, pintura interna e externa, manutenção da calçada externa com novo piso intertravado, instalações de gás, substituição de telhas metálicas, manutenção das instalações elétricas, substituição de vidros danificados, instalação dos dutos e motores do sistema de ventilação.

Construído em 1887, o Mercadão tem grande relevância histórica, turística e comercial.

PARQUE ECOLÓGICO TANQUE DO MOINHO

Em agosto de 2020, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, entregou parte das obras de implantação do Parque Ecológico no Tanque do Moinho.

As obras visaram a recuperação da área situada às margens do Lago do Tanque do Moinho, na Alameda XV de Dezembro, esquina com a Rodovia João Hermenegildo de Oliveira, com a implantação de um Parque Ecológico

A área há muito tempo era assolada com queimadas frequentes, despejo irregular de entulho e lixo doméstico, assim como era utilizada como ponto de venda de ilícitos e prostituição.

O Parque Ecológico do Tanque do Moinho já recebeu 4 mil mudas de árvores, colaborando com a preservação da Área de Proteção Ambiental (APP) e proporcionando uma área de lazer e recreação para a população bragantina e para os turistas.

Em junho deste ano, a Administração Municipal deu a Permissão de Uso do imóvel existente no Parque Ecológico Tanque do Moinho para que o ECOA (Espaço de Convivência e Aprendizado) desenvolva atividades socioambientais.

A Permissão de Uso do imóvel e ainda dos bens móveis existentes no local permite o desenvolvimento de trabalhos sociais destinados à promoção da educação (atividades socioambientais).

O ECOA pode usar o prédio e o mobiliário pertencentes à Administração Municipal para o desenvolvimento de atividade de educação integral no Espaço de Educação Socioambiental e Centro Cultural.

Há previsão de implantação do Viveiro Escola e Trilha Ecológica em parceria com o ECOA.

O investimento total das obras foi de mais de R$ 5 milhões e os recursos do FID foram conquistados após gestão do Deputado Estadual Edmir Chedid junto à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.

Entrega Mercado e Parque Ecológico01Entrega Mercado e Parque Ecológico03Entrega Mercado e Parque Ecológico04Visita ao ECOA no Parque Ecológico Tanque do Moinho01Visita ao ECOA no Parque Ecológico Tanque do Moinho02

Visita ao ECOA no Parque Ecológico Tanque do Moinho03Visita Secretário Executivo ao Gabinete do Prefeito