Governo do Estado e Prefeitura entregam oficialmente as obras de reforma do Mercado Municipal e do Parque Ecológico Tanque do Moinho

Na manhã desta sexta-feira (04/11), o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Bragança Paulista realizaram a entrega oficial pelo Estado das obras de reforma e revitalização do Mercado Municipal “Waldemar de Toledo Funck” e a implantação de Parque Ecológico e Recuperação de Área de Preservação Permanente do Lago no Bairro Tanque do Moinho.

A solenidade aconteceu no Mercado Municipal “Waldemar de Toledo Funck” com a presença do Prefeito Prof. Amauri Sodré; do Secretário Executivo da Justiça e Cidadania, Luis Orsatti Filho; da Presidente da Câmara Municipal, Gislene Bueno; dos Vereadores Natanael Ananias e Fabiana Alessandri; do Secretário Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, Aniz Abib Júnior; a Secretária em Exercício do Meio Ambiente, Carolina Mastrorosa Mourão; do filho do patrono do Mercado Municipal “Waldemar de Toledo Funck”, Zezé Funck; do Presidente do ECOA, Elias Gomes; da Fundadora e Gestora do ECOA, Eledi Gonçalves; Secretários Municipais e Representantes da Imprensa.

As obras foram realizadas com recursos do Fundo de Interesses Difusos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (FID), com contrapartida da Prefeitura.

O Secretário Executivo da Justiça e Cidadania, Luis Orsatti Filho destacou a importância das obras. “O Mercado Municipal é um prédio histórico que recebeu obras fundamentais para o bom serviço à população. O Parque Ecológico tem grande relevância não só ecológica, mas também social, com o projeto do ECOA. São parcerias bem executadas que renderam as grandes obras”.

Orsatti ainda comentou que já existe novo edital para verbas do FID. “São R$ 240 milhões e Bragança Paulista foi uma das cidades que já apresentou projeto. Vamos avaliar tecnicamente as propostas e no início de 2023 devem ser assinados os convênios novos”, completou.

“É uma honra receber em nossa cidade o Secretário Executivo, que representa o Secretário de Estado de Justiça e Cidadania, além de vir em nome do Governador Rodrigo Garcia. E já aproveitamos para solicitar novos convênios”, destacou o Prefeito Prof. Amauri Sodré.

Após a solenidade no Mercado Municipal, aconteceu encontro no Gabinete do Prefeito, com a presença de Secretários Municipais e Vereadores. Em seguida, foi realizada visita ao Parque Ecológico do Tanque do Moinho e ao prédio onde o ECOA desenvolve as atividades socioambientais.

O Prefeito Prof. Amauri Sodré aproveitou a ocasião para entregar ofício nas mãos do Secretário Executivo para que o prédio onde funcionava a Fundação Casa de Bragança Paulista passe para o município. “O prédio está sem uso e seria de grande importância para nossa cidade. O pedido será analisado e esperamos receber esse prédio para desenvolver projetos sociais”, ressaltou Prof. Amauri.

MERCADO MUNICIPAL

O Mercado Municipal “Waldemar Toledo Funck”, o tradicional Mercadão do Centro, recebeu obras de reforma e revitalização. O local recebeu um elevador de acessibilidade, serviços de instalação de forro em fibra mineral, instalação de luminárias em LED, pintura interna e externa, manutenção da calçada externa com novo piso intertravado, instalações de gás, substituição de telhas metálicas, manutenção das instalações elétricas, substituição de vidros danificados, instalação dos dutos e motores do sistema de ventilação.

Construído em 1887, o Mercadão tem grande relevância histórica, turística e comercial.

PARQUE ECOLÓGICO TANQUE DO MOINHO

Em agosto de 2020, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, entregou parte das obras de implantação do Parque Ecológico no Tanque do Moinho.

As obras visaram a recuperação da área situada às margens do Lago do Tanque do Moinho, na Alameda XV de Dezembro, esquina com a Rodovia João Hermenegildo de Oliveira, com a implantação de um Parque Ecológico

A área há muito tempo era assolada com queimadas frequentes, despejo irregular de entulho e lixo doméstico, assim como era utilizada como ponto de venda de ilícitos e prostituição.

O Parque Ecológico do Tanque do Moinho já recebeu 4 mil mudas de árvores, colaborando com a preservação da Área de Proteção Ambiental (APP) e proporcionando uma área de lazer e recreação para a população bragantina e para os turistas.

Em junho deste ano, a Administração Municipal deu a Permissão de Uso do imóvel existente no Parque Ecológico Tanque do Moinho para que o ECOA (Espaço de Convivência e Aprendizado) desenvolva atividades socioambientais.

A Permissão de Uso do imóvel e ainda dos bens móveis existentes no local permite o desenvolvimento de trabalhos sociais destinados à promoção da educação (atividades socioambientais).

O ECOA pode usar o prédio e o mobiliário pertencentes à Administração Municipal para o desenvolvimento de atividade de educação integral no Espaço de Educação Socioambiental e Centro Cultural.

Há previsão de implantação do Viveiro Escola e Trilha Ecológica em parceria com o ECOA.

O investimento total das obras foi de mais de R$ 5 milhões e os recursos do FID foram conquistados após gestão do Deputado Estadual Edmir Chedid junto à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.

Visita ao ECOA no Parque Ecológico Tanque do Moinho03Visita Secretário Executivo ao Gabinete do Prefeito