Crianças participam de ações em comemoração ao Dia da Árvore

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Educação, conscientiza a população sobre a importância da preservação das árvores e seu papel fundamental para a vida no planeta.
Em 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore no Brasil e em Bragança Paulista, a data faz parte do Calendário de Datas Comemorativas Ambientais instituído pela lei nº 4244, de 20 de julho de 2011. A celebração desta data estimula a reflexão, o debate e as mudanças de atitude diante das questões ambientais.
A Escola Professora Maria Elisa Quadros Câmara, ciente da importância das árvores para o meio ambiente, iniciou no Dia da Árvore o cuidado de diferentes espécies nativas. Cada turma da unidade escolar ficará responsável por transplantar a muda do tubete para um vaso e cuidar desta até o final do ano, quando devolverão as mudas já desenvolvidas para ações de plantio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Estas ações têm como objetivo sensibilizar sobre o maior patrimônio ambiental do planeta.
Cada turma do Colégio Pequenos Passos e Colégio São Matheus ficaram responsáveis por cuidar, desde o mês de junho, de uma muda de jabuticabeira. Nesta quinta-feira (21/09), realizaram o plantio de duas delas em cada unidade escolar e as demais mudas, foram devolvidas à Secretária do Meio Ambiente para que estas sejam plantadas em outras áreas do município. É muito importante promover momentos de total interação e conexão das crianças com o pequeno exemplar arbóreo.
Como é de conhecimento de todos, as árvores são fundamentais para a nossa sobrevivência, sendo responsável por amenizar o calor, evitar erosões de solo e reduzir a poluição sonora e atmosférica, além de manter mais de 50% da biodiversidade do mundo, gerando abrigos para animais e alimentos para os seres vivos.
Acreditando ainda em ações contínuas de conservação da biodiversidade arbórea, a Secretaria do Meio Ambiente e Educação, por intermédio do Centro de Educação Ambiental, realizam a Gestão Participativa em Arborização Urbana cujo propósito é oportunizar a participação ativa da comunidade na decisão sobre a arborização.
Por meio da Divisão de Desenvolvimento Urbano o munícipe pode se cadastrar e receber até 10 mudas nativas por Cadastro de Pessoa Física - CPF e pela atuação do Centro de Educação Ambiental planejar plantios como instrumento educativo, despertando o interesse da população envolvida para práticas responsáveis e atitudes positivas de valorização e preservação dos indivíduos arbóreos existentes no espaço em que vivem. Plantar desperta a importância da relação do ser humano com o meio ambiente e proporciona uma experiência gratificante do contato com a natureza a qual permite aflorar o senso de cooperação, participação e cidadania.