Crianças participam de ações em comemoração ao Dia da Árvore

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Educação, conscientiza a população sobre a importância da preservação das árvores e seu papel fundamental para a vida no planeta.

Em 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore no Brasil e em Bragança Paulista, a data faz parte do Calendário de Datas Comemorativas Ambientais instituído pela lei nº 4244, de 20 de julho de 2011. A celebração desta data estimula a reflexão, o debate e as mudanças de atitude diante das questões ambientais.

A Escola Professora Maria Elisa Quadros Câmara, ciente da importância das árvores para o meio ambiente, iniciou no Dia da Árvore o cuidado de diferentes espécies nativas. Cada turma da unidade escolar ficará responsável por transplantar a muda do tubete para um vaso e cuidar desta até o final do ano, quando devolverão as mudas já desenvolvidas para ações de plantio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Estas ações têm como objetivo sensibilizar sobre o maior patrimônio ambiental do planeta.

Cada turma do Colégio Pequenos Passos e Colégio São Matheus ficaram responsáveis por cuidar, desde o mês de junho, de uma muda de jabuticabeira. Nesta quinta-feira (21/09), realizaram o plantio de duas delas em cada unidade escolar e as demais mudas, foram devolvidas à Secretária do Meio Ambiente para que estas sejam plantadas em outras áreas do município. É muito importante promover momentos de total interação e conexão das crianças com o pequeno exemplar arbóreo.

Como é de conhecimento de todos, as árvores são fundamentais para a nossa sobrevivência, sendo responsável por amenizar o calor, evitar erosões de solo e reduzir a poluição sonora e atmosférica, além de manter mais de 50% da biodiversidade do mundo, gerando abrigos para animais e alimentos para os seres vivos.

Acreditando ainda em ações contínuas de conservação da biodiversidade arbórea, a Secretaria do Meio Ambiente e Educação, por intermédio do Centro de Educação Ambiental, realizam a Gestão Participativa em Arborização Urbana cujo propósito é oportunizar a participação ativa da comunidade na decisão sobre a arborização.

Por meio da Divisão de Desenvolvimento Urbano o munícipe pode se cadastrar e receber até 10 mudas nativas por Cadastro de Pessoa Física - CPF e pela atuação do Centro de Educação Ambiental planejar plantios como instrumento educativo, despertando o interesse da população envolvida para práticas responsáveis e atitudes positivas de valorização e preservação dos indivíduos arbóreos existentes no espaço em que vivem. Plantar desperta a importância da relação do ser humano com o meio ambiente e proporciona uma experiência gratificante do contato com a natureza a qual permite aflorar o senso de cooperação, participação e cidadania.

22.09.2023 Crianças participam de ações em comemoração ao Dia da Árvore (1)22.09.2023 Crianças participam de ações em comemoração ao Dia da Árvore (2)22.09.2023 Crianças participam de ações em comemoração ao Dia da Árvore (3)22.09.2023 Crianças participam de ações em comemoração ao Dia da Árvore (5)