Bragança Paulista está alinhada ao programa do Estado para desburocratizar atividades econômicas

Abrir caminhos para a inovação e para a economia prosperar. Com o Empresa Fácil, a Prefeitura de Bragança Paulista criou uma plataforma para desburocratizar todas as fases no ciclo de vida de uma empresa, da abertura ao encerramento, além de tornar o processo de abertura mais rápido. E agora, com o lançamento do Facilita SP pelo Governo do Estado, o município mostra que está alinhado com os propósitos de simplificar o exercício das atividades econômicas.

Com foco em melhorar ainda mais os serviços, integrantes da Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação e da Secretaria Municipal de Finanças participaram de treinamento na última segunda-feira, dia 09/10, oferecido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e pela Junta Comercial de São Paulo.

Na ocasião, foi realizada a apresentação do Programa Facilita SP e treinamento com municípios: etapa de automatização dos sistemas municipais com o Portal Integrador. Foi tratada ainda a viabilidade municipal de registro e legalização de empresas.

A Secretaria de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação disse que o evento colaborou para que Bragança Paulista possa aprimorar ainda mais seu sistema próprio, o Empresa Fácilnova plataforma online para abertura, alteração e encerramento de inscrições mobiliárias municipais.

Além disso, informou que o Governo do Estado apresentou no evento algumas soluções tecnológicas para a melhoria do ambiente de negócios, visando a automatização de processos para simplificar o registro empresarial e diminuir o tempo de abertura de empresas. A Prefeitura de Bragança Paulista já vem pensando nessas soluções e inclusive já lançou o Empresa Fácil, com treinamento dos escritórios de contabilidade do município.

No evento desta segunda-feira, o Governo do Estado apresentou ainda os detalhes do programa Facilita SP, lançado recentemente e que visa desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios em todo o Estado, tornando os procedimentos mais rápidos e transparentes para estimular o empreendedorismo e simplificar a vida do empresário paulista na hora de obter suas licenças e alvarás de funcionamento.

Faz parte do programa estadual a criação do Portal Integrador, que é a plataforma que fará a integração e a coleta de informações das atividades econômicas, troca de dados com todos os órgãos e entidades estaduais e municipais responsáveis pelo registro e legalização de pessoas jurídicas.

E para desenvolver um ambiente de negócios mais competitivo e favorável aos empreendedores e empresários também a nível municipal, as Prefeituras e Câmaras Municipais estão sendo convidadas a aderir ao Facilita SP. Após a publicação da legislação estadual, as câmaras Municipais, as prefeituras e os órgãos municipais serão convidados a publicarem normativos próprios sobre a simplificação e desburocratização a nível estadual.

Além disso, os sistemas municipais de inscrição e análise de viabilidade locacional serão integrados ao Portal Integrador.

Prefeitura de Bragança participa de evento sobre o Facilita SP 02