Emprega Bragança completa um ano com mais de 1.500 pessoas contratadas pelo portal

Mais emprego para a população bragantina! O Portal Emprega Bragança colaborou com a contratação de 1.579 pessoas durante seu primeiro ano de funcionamento. Lançado em 29 de agosto de 2022, o portal torna a busca por uma vaga no mercado de trabalho mais fácil e rápida.

Em 12 meses, houve um total de 10.668 candidatos inscritos e o Emprega Bragança conta com 912 empresas cadastradas. Somente em agosto de 2023, quando completou um ano, o Emprega Bragança ajudou 150 pessoas a conseguirem um emprego.

Quem está em busca de emprego não precisa ir pessoalmente ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Pode se cadastrar no Emprega Bragança, gratuitamente, e procurar pelas vagas de seu interesse, fazendo a candidatura on-line.

A equipe do PAT analisa as candidaturas feitas no portal, verifica se elas se encaixam no perfil da vaga e então libera o envio do currículo para as empresas. Já as empresas devem informar o PAT sobre as contratações realizadas via portal.

A Secretaria de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação explica que houve um aumento de 30% no total de contratações após a implantação do portal, em relação aos atendimentos presenciais no PAT. O Emprega Bragança é uma ferramenta prática, especialmente para aqueles com dificuldade de locomoção. A pessoa pode fazer todo o processo de candidatura on-line. As empresas também aderiram ao sistema, o que colabora com os números positivos de contratações.

O Emprega Bragança pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Bragança Paulista (www.braganca.sp.gov.br), basta procurar o banner “Emprega Bragança”. Ao clicar no banner, pessoa é direcionada para o portal e pode se cadastrar gratuitamente na “Área do Candidato”. Empresas podem seguir o mesmo passo a passo e cadastrar as vagas na “Área da Empresa”.

Além do Emprega Bragança, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, continua com os atendimentos presenciais no PAT (piso superior do Mercado Municipal). Em uma parceria com a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, tem realizado ainda o PAT no Bairro, com datas específicas para processos seletivos de empresas direto nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).

SALDO POSITIVO

O trabalho da Prefeitura tem colaborado para a geração de empregos em Bragança Paulista. Dados do Novo CAGED (Cadastro de Empregados e Desempregados), do Governo Federal, mostram que em julho o município foi o que mais empregou na região.

Bragança Paulista registrou saldo positivo de 220 empregos em julho (dado mais atual do CAGED). Atibaia ficou com 134 e Extrema teve saldo negativo de -124 (quando há mais demissões que contratações) no mesmo mês.

Em julho, o setor com maior saldo positivo foi Comércio, com 92, seguido de Construção Civil com 67, Indústria com 27, Serviços com 20 e Agropecuária com 14.

No ano, Bragança Paulista acumula um saldo positivo de 708 empregos. Isso significa que há mais contratações que demissões. Foram 16.666 contratações na cidade em sete meses.