Contemplados assinam contratos do Conjunto Habitacional Elis Regina e Renato Russo

Na tarde desta terça-feira, dia 25/07, começaram a ser assinados os contratos com as 240 famílias contempladas na primeira fase do Conjunto Habitacional Elis Regina e Renato Russo. A Caixa Econômica Federal, juntamente com a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, e a Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista (ACOHAB), realizaram o ato na sede da ACOHAB, no Jardim da Fraternidade.

São duas fases de construção, com 240 unidades nesta primeira e posteriormente outras 320. Do total de moradias, 84 são para servidores municipais de carreira aprovados no programa. Parte deles assinou os contratos nesta terça.

“Além de todo o trabalho já realizado, protocolei na Câmara Municipal um projeto de lei (nº 45/2023) para que a Prefeitura conceda subvenção econômica à ACOHAB no valor de R$ 2 milhões. Cada família será beneficiada com o subsídio de R$ 8 mil, colaborando com o pagamento da tão sonhada casa própria”, contou o Prefeito Prof. Amauri Sodré, acrescentando que a proposta está em análise na Câmara Municipal e que já ocorreu audiência pública para debater a questão no último dia 24/07.

A doação do terreno de 32.793,18 m² no Jardim Águas Claras foi realizada pelo Prefeito Jesus Chedid, no ano de 2002, para a ACOHAB. Depois de 19 anos, o próprio Prefeito Jesus assinou a liberação para a construção de 560 apartamentos. A liberação para construção do Conjunto Habitacional Elis Regina e Renato Russo foi assinada no dia 21 de julho de 2021. Uma outra área de 33.167,51 m² também foi doada pela Prefeitura à ACOHAB.

“Foram anos até chegarmos a esse momento e não podemos esquecer que o Prefeito Jesus Chedid foi parte importante nesse trabalho conjunto, assim como o Deputado Estadual Edmir Chedid, que intermediou nossas conversas e tratativas com o Governo do Estado em questões que precisavam ser ajustadas. Agora, damos continuidade com a assinatura dos contratos com as famílias contempladas e início das obras, que devem durar cerca de 24 meses”, complementou o Secretário Municipal de Habitação, André Bozola.

Em março deste ano, o Prefeito Amauri Sodré e o Secretário de Habitação, André Bozola, se reuniram com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, para apresentar reivindicações do município. O encontro foi agendado pelo Deputado Estadual Edmir Chedid, que também participou da reunião. Na ocasião, também estiveram presentes o Diretor Presidente da Acohab, Bruno Leme; o Subsecretário de Assuntos Metropolitanos, José Police Neto e o Assessor de Gabinete, André Castro.

Uma das situações apresentadas à época foi a de resolver um problema que surgiu na validação do convênio com a Caixa para dar sequência ao projeto de implementação do Conjunto Habitacional Elis Regina e Renato Russo. Por questões de dias, o convênio para a realização se encerrou e a Prefeitura, junto com a ACOHAB, foram buscar revalidar esse convênio, visto que o subsídio era muito importante para que as famílias financiem menos e que não pese tanto para elas na aquisição do imóvel. Após essa reunião, o convênio foi revalidado.

“Estamos muito felizes em ver essa parceria entre nós, do terceiro setor, com a Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal saindo do papel e sendo implementada para trazer ao município um empreendimento com 560 unidades. Serão construídas unidades que terão 59m², com acessibilidade, prédios com elevadores e uma área de lazer e playground, garantindo uma moradia digna aos contemplados”, destacou o Presidente da ACOHAB, Bruno Leme.

O Deputado Edmir Chedid, responsável por intermediar a conversa com o Governo do Estado que permitiu a revalidação do convênio com a Caixa e ainda subsídio do Casa Paulista, lembrou do pai Jesus Chedid e do sonho dele em proporcionar habitação de qualidade para os bragantinos. “Com certeza ele estaria feliz com este momento, em que as famílias estão finalmente assinando os contratos e cada vez mais perto do sonho de ter sua casa. Estamos trabalhando para trazer ainda mais programas habitacionais para Bragança Paulista e para que a parceria com a ACOHAB e a Caixa rendam mais moradias”.

SUBSÍDIO

Em maio deste ano, foi liberado pelo Governo do Estado o subsídio do programa Casa Paulista. Bragança Paulista foi um dos 21 municípios escolhidos e serão beneficiadas 240 famílias de baixa renda, contempladas na primeira fase de construção do Conjunto Habitacional Elis Regina e Renato Russo.

O valor do subsídio do Estado é de R$ 10 mil para cada unidade habitacional, chegando ao total de R$ 2,4 milhões somente nesta primeira fase. Essa medida do Governo do Estado atendeu uma reivindicação do deputado Edmir Chedid, que intermediou reuniões e audiências entre a Prefeitura de Bragança Paulista, a ACOHAB e o Executivo Estadual.

O Casa Paulista – Carta de Crédito Individual é um programa de fomento que concede subsídios habitacionais para famílias com renda de até três salários mínimos em empreendimentos autorizados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, no âmbito de financiamentos da Caixa.

Participaram do ato de assinatura dos contratos o Prefeito Prof. Amauri Sodré; o Deputado Estadual Edmir Chedid; Everaldo Batista Neves, representante do Deputado Federal Carlos Zarattini; o Vereador Marcos Leitão; o Secretário Municipal de Habitação, André Bozola; o Superintendente de Rede de Campinas da Caixa Econômica Federal, José Luiz Pavanelli; o Superintendente Executivo de Varejo da Caixa, Diogo Weber Brigido Garcia; o Superintendente Executivo de Governo da Caixa, Fábio Vieira; a Gerente Geral da Caixa na Agência de Bragança Paulista, Eliane Sinihur; o Presidente da ACOHAB, Bruno Leme e o Sócio-Diretor da empresa Incorpi, responsável pela construção das unidades, Rodrigo João Malta.