Prefeito recepciona os primeiros 15 moradores do Programa Vida Longa “Olinda Salaroli Cerqueira”   

Nesta quinta-feira (01/06), a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) e de Habitação, realizou a recepção dos 15 idosos já contemplados pelo Programa Vida Longa, denominado “Olinda Salaroli Cerqueira”.

O Vida Longa fica na Rua Floriano Lopes de Almeida, s/nº, Jardim Vista Alegre e faz parte do Programa SP Amigo do Idoso. O objetivo é viabilizar moradia digna e gratuita para pessoas idosas (60 anos ou mais) sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados, independentes para as atividades da vida diária, em situação de vulnerabilidade e risco social, com renda mensal de até dois salários mínimos.

“Foi um trabalho incessante do Deputado Edmir Chedid junto ao Governo do Estado e houve um trabalho intenso também do nosso saudoso prefeito Jesus Chedid. Hoje recepcionamos os idosos que, pelo programa, podem se sentir acolhidos e viver uma vida plena. Nos preocupamos também com um espaço adequado para o Vida Longa, que oferecesse toda a infraestrutura necessária. Temos posto de saúde e transporte público, além de outros equipamentos públicos para que os moradores tenham sua independência”, destacou o Prefeito Prof. Amauri Sodré.

O programa é uma ação conjunta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, articulada com a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais de Habitação e de Ação e Desenvolvimento Social.

“Recepcionamos, junto com o Prefeito Prof. Amauri Sodré, os 15 idosos já acolhidos, que estão instalados em suas moradias. São 28 unidades no total e os CRAS estão recebendo os novos candidatos. O CREAS fará a triagem para saber quais se encaixam nos critérios e podem ser contemplados com as demais moradias”, explicou a Secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Harumi Kawagoe.

“Graças ao trabalho conjunto entre Governo do Estado e Prefeitura, com indicação do Deputado Estadual Edmir Chedid para que Bragança Paulista fosse contemplada, foi possível entregar esse importante equipamento em abril e agora recepcionar os idosos que terão uma moradia digna”, comentou o Secretário de Habitação em Exercício, André Monteiro.

IDOSOS SELECIONADOS

Já foram selecionados pela SEMADS, por meio dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) do município, 15 idosos que se encaixam no perfil do programa.

Os idosos selecionados atendem aos critérios definidos pelo Decreto nº 64.509, de 01 de outubro de 2019, que reformulou o Programa Vila Dignidade, sendo eles: ter idade igual ou superior a 60 anos; ser independente para as atividades da vida cotidiana; estar em situação de vulnerabilidade e risco social; ter vínculos familiares fragilizados ou rompidos; ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico; ter renda mensal de até 2 (dois) salários mínimos; residir no município há pelo menos dois anos; prioridade para beneficiários do BPC e aqueles em extrema pobreza. Casais idosos em situação de vulnerabilidade social também poderão ser atendidos.

Os selecionados não recebem a posse das moradias. As casas são do Poder Público e são cedidas no sistema de república. Não é possível, por exemplo, se mudar com familiares para o local e em caso de morte do idoso, não há direito a herança de familiares.

Informações sobre o Programa Vida Longa e como os idosos podem se candidatar podem ser obtidas diretamente em uma unidade do CRAS ou CREAS do município ou pelos contatos: (11) 4032-4098 / [email protected]

ESTRUTURA 

As casas são compostas por cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. Todas as moradias serão entregues com mobiliário básico, como geladeira, fogão, cama, guarda-roupas, sofás, entre outros móveis e eletrodomésticos.

Vários itens de segurança e acessibilidade estão presentes, tais como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes.

As áreas comuns também são projetadas com recursos de acessibilidade para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso. O projeto paisagístico é diferenciado para proporcionar um ambiente agradável, e o Centro de Convívio garante um espaço comunitário adequado ao desenvolvimento das atividades previstas no Projeto Social, como oficinas, reuniões e cursos. O espaço tem ainda área de TV, mesas de jogos, além de uma grande mesa de refeição conjunta.

As áreas externas também foram adequadas para promover melhor aproveitamento pelos moradores, definindo áreas para horta elevada, área de churrasqueira para refeições coletivas externas e equipamentos de ginástica. O mobiliário prevê áreas de sombreamento trazendo maior conforto, permitindo a permanência dos idosos nas áreas externas.

Participaram da recepção o Prefeito Prof. Amauri Sodré; os Vereadores José Gabriel (representou o Deputado Estadual Edmir Chedid), Fábio Nascimento, Missionária Pokaia e Natanael Ananias; a Secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Harumi Kawagoe; o Secretário de Habitação em Exercício, André Monteiro; o Coordenador do Programa Vida Longa no município e Chefe da Divisão de Habitação, Francisco Júnior; o Presidente da Acohab, Bruno Leme; o Representante da Vereadora Camila Marino, Paulo Lima; a filha da patronesse, Ana Maria Cerqueira Acedo; a Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dilza Cardoso; Secretários Municipais e Servidores Municipais.

Recepção aos idosos Vida Longa 01Recepção aos idosos Vida Longa 06Recepção aos idosos Vida Longa 05Recepção aos idosos Vida Longa 04Recepção aos idosos Vida Longa 02Recepção aos idosos Vida Longa 03