Programa Vida Longa: Um compromisso com a dignidade e a qualidade de vida dos idosos

Em abril deste ano, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) e Habitação, realizou a entrega de 28 moradias do Programa Vida Longa, denominado de “Olinda Salaroli Cerqueira”. Em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, o programa visa proporcionar habitação digna e gratuita a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.

Destinado a indivíduos com 60 anos ou mais, o Vida Longa atende aqueles que vivem sozinhos ou com vínculos familiares fragilizados, apresentando independência nas atividades diárias e com renda mensal de até dois salários mínimos. O programa se caracteriza como um acolhimento em república, para promover a independência do idoso, possibilitando a permanência dele na moradia com qualidade de vida. Há ainda áreas comuns de convivência, para estimular as relações sociais.

Desde sua inauguração, o Programa Vida Longa tem proporcionado uma série de atividades enriquecedoras para os idosos participantes. Eventos como a Festa Julina, idas ao teatro para assistir Stand Up, visitas ao circo, participação nos eventos da Semana do Idoso, passeios culturais em museus e centros culturais, a Noite da Pizza, e a realização de ações de Saúde Bucal e Novembro Azul evidenciam o compromisso com o bem-estar e integração social.

A partir de setembro de 2023, foram introduzidas oficinas de capoterapia, musicalização, artesanato e estimulação cognitiva, visando não apenas à moradia, mas ao enriquecimento integral da vida dos idosos participantes do Programa Vida Longa em Bragança Paulista.

Moradores Vida longa no Centro CulturalIdosos contemplados pelo Programa Vida Longa participam de atividades do Festival de Inverno 2023Festa Junina para idosos contemplados pelo Programa Vida LongaCapoterapia 01