Administração Municipal realiza vistoria em obras acompanhada da imprensa e vereadores

A Prefeitura de Bragança Paulista tem realizado inúmeras obras por toda a cidade. Na tarde de quinta-feira (18/11), o Poder Executivo, acompanhados de membros da imprensa bragantina e do Poder Legislativo,  visitaram quatro grandes obras que estão em andamento no município: Praça da Poesia, Pisicinão Califórnia, Avenida Atílio Menin e Estrada Municipal Fernando Frias Fernandes.

PRAÇA DA POESIA

A primeira obra visitada foi a Praça da Poesia, na região do Taboão, que está em fase final de construção. O objetivo desta obra é expandir a malha viária e consequentemente melhorar o tráfego de veículos na região sul, e criar mais uma área de lazer. No local foi aberta uma nova via (Rua Pedro Splendore) para a organização do trânsito, proporcionando mais uma opção.

A área da praça está recebendo o projeto de iluminação e paisagismo, atendendo ao projeto previsto pela Administração Municipal. O Terminal Urbano Turístico Manuel José Rodrigues está sendo implantado, o que dará mais conforto para os usuários do transporte público. A obra está sendo realizada pela Projinste Construções Ltda-EPP.

A área do terminal contará com pontos de ônibus cobertos, banheiros, lanchonete e banca de jornal. A implantação do terminal urbano dará ordenamento melhor do tráfego e os ônibus não vão parar na rua. Terá o espaço próprio. Todo o projeto mudará a área da Rua Tupi e dará muito mais conforto para os usuários dos ônibus. A obra é realizada com recursos oriundos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR).

A ideia da construção da Praça da Poesia foi homenagear o poeta Oswaldo de Camargo e outros artistas da cidade. O local ainda receberá bancos como se fossem livros abertos com poemas de artistas locais.

PISCINÃO CALIFÓRNIA

A segunda obra visitada foi do “Piscinão” contra enchentes que está em fase final de obras na Avenida Alberto Diniz, no Jardim Califórnia. O reservatório terá como função principal evitar as enchentes ao longo do Ribeirão Lavapés.

O piscinão tem aproximadamente 230 metros de comprimento e 50 metros de largura. Uma área muito grande, mais de 10 mil m², permitindo que toda a água fique ali, sem riscos das enchentes. Esta obra, com as demais que foram e estão sendo realizadas contra enchentes, reduzirão os transtornos causados pelas fortes chuvas no município. A bacia ajudará na retenção de cerca de 18 milhões de litros de água, que vai aliviar todos os ribeirões da cidade. A obra está sendo realizada pela empresa Rual Construções e Comércio Ltda.

Embora as obras estejam em fase final, o “piscinão” já funciona. A chuva que caiu na madrugada desta sexta-feira (19/11), por exemplo, testou o sistema, demonstrando que piscinão funciona como grande aliado no combate às enchentes na região, servindo para deter as cheias.

Avenida Atílio Menin – Fase 1

A terceira obra visitada na tarde foi na Avenida Atílio Menin, que está recebendo toda a infraestrutura. A via, que é um dos principais acessos a bairros como Jardim Águas Claras, Conjunto Habitacional Henedina Cortez, Menin, Residencial Vem Viver, entre outros, está com cerca de 40% das obras concluídas e em breve será duplicada.

A avenida foi aberta há anos para duplicação e pavimentação, no entanto, sem receber infraestrutura, o local começou a apresentar erosões. A Prefeitura está investindo para que a via receba toda a infraestrutura adequada.

Até o momento, foram realizados os serviços de drenagem de águas pluviais – cerca de 1km de tubulação nova; realizadas todas as travessias das futuras bocas de lobo; e os poços de visitas (PV’s) também já estão executados. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) já remanejou a rede de esgoto nesse trecho. Os trabalhos estão concentrados na terraplanagem, formando o subleito para que a pavimentação seja executada. Com os trabalhos já realizados, desapareceram as erosões que existiam no local.

A obra ainda contempla a implantação de guias e sarjetas, calçadas e a pavimentação asfáltica da via.  Os trabalhos estão sendo realizados pela empresa A3 Terraplanagem e Engenharia. Após concluídas, a obra trará mais fluidez e segurança viária à avenida, beneficiando toda a população da região.

Estrada Municipal Fernando Frias Fernandes

Por fim, a última obra visitada foi a Estrada Municipal Fernando Frias Fernandes, no Bairro do Menin, que está recebendo melhorias por meio do Programa Estrada Legal, que contempla recapeamento, pavimentação e PMVP (Programa de Melhorias de Vias Públicas).

Ao todo, foram contemplados 3.400 metros lineares e aproximadamente 21.000 m² de via com pavimentação. Em julho, os serviços do PMVP foram iniciados no local, e agora, os trabalhos foram finalizados com a aplicação da segunda camada, que é necessária para aumentar a densidade e espessura do material aplicado. A Prefeitura também realizou a pavimentação asfáltica no trecho de entrada da Estrada Municipal Fernando Frias Fernandes, entre o início da via, no Menin, até a bifurcação com a estrada da Arcor.

Praça da PoesiaObras de duplicação da Avenida Atílio MeninEstrada Fernando Frias Fernandes