Após tratamento para estabilização do solo, Prefeitura inicia fase de implantação do canal para receber o aterro da nova barragem do Lago do Orfeu

Mais uma etapa das obras de recuperação do barramento do Lago do Orfeu está prestes a ser concluída. A equipe trabalha na finalização da laje e no assentamento das aduelas. Em seguida, será iniciado o muro de ala, tanto à montante como à jusante da barragem, além da execução da caixa extravasora, fundamental para evitar transbordamento e até o rompimento da barragem.

O trabalho começou com o esvaziamento do lago e, em seguida, foi detectado que o solo encontrado sob a barragem, conhecido como argila orgânica, é considerado instável e propenso a problemas estruturais. Esse solo evidenciou que a barragem poderia se romper a qualquer momento, colocando em risco a segurança das pessoas e ao meio ambiente, comprovando a necessidade do refazimento da barragem.

Como houve essa constatação do solo instável, foi necessária obra de reforço. Após esse reforço, foi iniciada a laje que sustenta as aduelas. Pelo projeto, quando a água da barragem chegar a uma certa cota, passará pela caixa extravasora (que ainda será construída) e sairá pelas aduelas, evitando transbordamento e qualquer tipo de risco para os moradores do entorno e para o meio ambiente.

Para as próximas etapas da obra, no entanto, é fundamental que não haja chuvas constantes. Para uma obra como essa, é preciso um cuidado especial com a umidade do solo e, com a chuva, é preciso interromper os trabalhos. As próximas etapas dependem das condições do tempo.

Vale ressaltar ainda que a obra ficou paralisada por quase três anos, por conta de uma ação provida pelo Ministério Público que foi julgada improcedente com decisão de mérito favorável à Prefeitura. Na época ação ministerial foi provocada por ex-vereadores e também de por alguns moradores dos arredores do Lago do Orfeu que contestavam a obra e o corte de algumas árvores. Com isso, as obras ficaram paralisadas com risco à população e ocasionando um custo maior aos cofres públicos em razão do aumento do valor dos materiais necessários a execução da obra.

Obras Lago do Orfeu 01 Obras Lago do Orfeu 03 Obras Lago do Orfeu 05 Obras Lago do Orfeu 06 Obras Lago do Orfeu 07 Obras Lago do Orfeu 08