A equipe do Projeto Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista, composta pela GCMF Karen, GCMF Cristiane, GCMF Canela e GCM Lima, promoveu uma palestra sobre Violência Doméstica com foco na Conscientização/Prevenção e Canais de Atendimento à vítima no Supermercados Mendonça. A apresentação ocorreu durante a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – 2023 – Supermercados Mendonça, nos dias 17/11 (Loja Centro) e 24/11 (Loja Planejada I).

Durante a palestra, a equipe destacou o trabalho desenvolvido pelo projeto Guardiã Maria da Penha em Bragança Paulista desde 2016, acompanhando mais de 1000 mulheres que obtiveram Medidas Protetivas de Urgência concedidas pelo Ministério Público. Este projeto é uma parceria entre o Ministério Público de São Paulo, a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres e a Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista. O foco principal é fiscalizar as medidas protetivas concedidas pelo judiciário, proporcionando apoio empático às vítimas de violência doméstica e oferecendo perspectivas para uma vida digna, longe da violência.

Durante a apresentação, foram abordados diversos tipos de agressões, incluindo a psicológica e foram fornecidas informações sobre onde a vítima pode buscar ajuda em diferentes situações. Também foi discutido como identificar indícios de que um novo relacionamento pode estar seguindo um caminho prejudicial.

29.11.2023 Projeto Guardiã Maria da Penha ministra palestra em supermercado de Bragança Paulista (2)