Segurança Pública: Guarda Civil Municipal atendeu mais de 9.600 ocorrências em 2023

A segurança da população é uma das prioridades da Administração e os investimentos no setor são constantes. O trabalho da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil tem garantido a sensação de segurança dos moradores e a prevenção de crimes.

Entre 1º de janeiro e 08 de novembro a Guarda Civil Municipal realizou 58.782 rondas nos bairros (priorizando as áreas com maior índice de criminalidade) e 23.028 rondas nos arredores das escolas municipais.

A GCM também tem sido efetiva no atendimento de ocorrências, muitas delas, de natureza criminosa. Foram 9.630 ocorrências atendidas até o início de novembro, entre as quais, 153 de furto; 68 de tráfico de drogas, que culminaram com a apreensão de 1,3 kg de drogas e 22 presos em flagrante; 259 de desinteligência e 362 de disparo de alarme em próprios públicos. Também foram atendidas 1.026 ocorrências de perturbação de sossego.

Atualmente a Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista conta com o CCO (Centro de Comunicação Operacional), de extrema importância para o funcionamento eficaz da GCM, já que é responsável por atender às chamadas de emergência feitas pela população no número 153 e repassar para o monitoramento 24h e para as equipes operacionais, garantindo sempre uma resposta rápida e coordenada às ocorrências.

Há ainda o monitoramento por câmeras. São mais de 2.300 câmeras espalhadas pelo município e nos prédios públicos, auxiliando na prevenção de crimes e na resposta rápida em ocorrências e investigações.

Pelo Aplicativo 153 Cidadão mulheres em situação de emergência podem acionar o botão “Maria da Penha” por um período de 5 segundos. Esse acionamento resulta da emissão de um alerta no Centro de Comunicação Operacional (CCO), o qual, de maneira prioritária, será encarregado de lidar com a situação, direcionando a equipe mais próxima para prestar socorro à vítima.

Por falar em Guardiã Maria da Penha, o programa atendeu 378 ocorrências em 2023, colaborou para registro de 94 boletins de ocorrência e foi responsável por 51 prisões em flagrante de agressores. A equipe também realiza visitas a mulheres cadastradas e que têm medida protetiva determinada pela Justiça. Foram 1.318 visitas até 08 de novembro.

A população conta ainda com o suporte da Cavalaria, ROM (Rondas Ostensivas com Motocicletas), Canil, Base Móvel de Monitoramento, Patrulha Rural, Patrulha Ambiental e Patrulha de Bike.

DEFESA CIVIL

Pela Defesa Civil foram atendidas 663 ocorrências em 2023, sendo 227 de queda de árvores; 99 vistorias em locais públicos; 106 vistorias em pontos críticos e 30 atendimentos de queimadas.

A Defesa Civil é responsável por coordenar e executar ações de defesa e proteção da população em situações de desastres naturais, emergências e calamidades. Sua principal função é prevenir ou minimizar danos, proteger e vigiar as pessoas afetadas, bem como promover ações de recuperação e evacuação após a ocorrência de eventos adversos.

 

BASE MÓVEL CANIL CAVALARIA CURSO GCM DEFESA CIVIL 1 DEFESA CIVIL 2 GUARDIÃ MARIA DA PENHA MONITORAMENTO 1 MONITORAMENTO OPERAÇÃO GGI 1 OPERAÇÃO GGI 2 OPERAÇÃO GGI ROM 1 ROM VIATURA GCM